Juiz do TRE-RJ considera associação Gabeira-César Maia propaganda negativa

Panfletos que mostram associação Gabeira-César Maia

Eu também acho. O povo do Rio também acha, e quer ver César Maia e sua turma longe da cidade. Tanto que sua candidata-zumbi recebeu apenas 128 mil votos, de um total de mais de 3,7 milhões.

Além de nós, o PT, o PDT, o PSB e o PC do B também pensam que a associação do candidato Gabeira com César Maia é um beijo de morte na candidatura do tucano verde. Por isso, esses partidos resolveram fazer um panfleto, mostrando claramente essa associação ao eleitor carioca, para que todos saibam exatamente quem é quem.

Aí aconteceu o seguinte, conforme noticiado pelo próprio TRE-RJ:

Os fiscais do TRE – RJ apreenderam, na tarde desta sexta-feira (17) , cerca de 12 mil panfletos contrários ao candidato à prefeitura do Rio pelo PV, Fernando Gabeira, na sede da Ediouro Publicações, em Bonsucesso. O juiz de Fiscalização da Propaganda no Município do Rio, Fábio Uchôa Montenegro, considerou que o material representa propaganda de cunho negativo, visando influir na opinião dos eleitores.

Mas, senhor juiz, o objetivo da propaganda política não é exatamente influir na opinião dos eleitores, destacar os aspectos positivos de uma candidatura e os negativos da outra?

Os panfletos estavam assinados pelos quatro partidos, tinham a identificação da gráfica, tudo dentro da lei. Por que foram apreendidos? Será que continham alguma ofensa? A resposta está na mesma notícia do TRE-RJ:

Segundo o chefe das equipes de fiscalização, Luiz Fernando Santa Brígida, os panfletos contêm a foto do prefeito César Maia ligada por um sinal de adição à fotografia de Gabeira. No verso, trazem a seguinte inscrição: “Diga não à continuidade de César Maia. Pense nisso!”.

Qual é o problema? Por isso, a apreensão é uma violência e um absurdo total, e os advogados dos partidos já estão recorrendo.

Mas, por que o TRE-RJ proibiu o panfleto, dá pra entender?

Dá sim. É porque quem não quer a continuidade da tropa de César Maia no Rio não pode votar no Gabeira.

Gabeira é César Maia. César Mais é Gabeira. Pense nisso.

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail