Abril compra briga com a Globo no mercado de TV por assinatura

A Abril resolveu comprar uma briga com a Globo. Não é a primeira vez. Nem será a última. Mas, geralmente, essas brigas são de comadres e não dão em nada.

Houve uma outra, no ano passado, quando da negociação da TVA, em que a Abril se defendeu de ter vendido a empresa para estrangeiros (o que era vetado por lei) alegando que as Organizações Globo fizeram o mesmo com a Net. (leia sobre o caso “Por que a Cpi da TVA-Abril-Veja passou a ser necessária”)

Agora, a briga é pelo mercado de TV por assinatura.

O diretor comercial dos canais Abril, Ricardo Rhan, defendeu há pouco um limite de 30% à concentração do mercado de TV por assinatura. A medida, segundo ele, deveria constar do Projeto de Lei 29/07 , em análise na Câmara. Rhan participa de audiência pública para discutir a proposta na Comissão de Defesa do Consumidor. "Hoje, Net e Sky juntas possuem 80% do total de assinantes do mercado de TV por assinatura, ambas têm um sócio em comum (a Globo)", denunciou.

Ele alertou ainda para a concentração em todos os elos da cadeia produtiva do setor: produção, programação, empacotamento e distribuição. "Um único grupo econômico domina todos os elos da cadeia. Na programação, os canais da Globosat têm a maior base de assinantes. O programador dominante, portanto, é do mesmo grupo que controla o acesso à distribuição", explicou.

O PL 29/07 permite que as teles ingressem no mercado de TV por assinatura. O diretor da Abril ressaltou que essa medida deveria vir acompanhada de garantias de competitividade. "Em nenhum setor podemos conviver com uma situação dessas. É como se no setor de viação aérea, uma empresa que tem como sócios TAM e Gol controlasse 80% do mercado." (Fonte: Agência Câmara)

Para ser coerente com seu raciocínio, a reclamação do diretor da Abril deveria vir acompanhada de uma declaração do Grupo de que abre mão, na mesma proporção, da concentração exercida pela Abril no setor de distribuição de revistas em bancas. O controle da Abril aí não é de 80%, como o da Globo no mercado de TV por assinatura, mas de inacreditáveis 100%. (Leia aqui “Monopólio do Grupo Abril ameaça revistas independentes”)

E aí, Ricardo Rhan, topas? Ou concentração só é ruim quando é dos outros?

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