Folha tenta minimizar efeito da reportagem que avisou Dantas que a PF estava em sua captura

Escondidinha, no final de uma reportagem de Mario César Carvalho, que informa que o Instituto de Criminalística pediu ajuda ao FBI para tentar quebrar a senha dos HDs de Daniel Dantas, a Folha tenta livrar a cara, no vazamento da operação da PF contra Dantas realizado pela jornalista Andréa Michael, em abril:

Há policiais que são céticos sobre a possibilidade de haver dados novos nos discos rígidos apreendidos no apartamento de Dantas. A razão do ceticismo é simples: o banqueiro sabia que a PF o investigava antes mesmo de a Folha noticiar a existência da apuração, em abril deste ano. [aqui, apenas para assinantes]

Não sabia não. Tanto que todas as atitudes da trupe dantesca foram tomadas, após a publicação da matéria da Folha em 26 de abril. Foi a partir dela que Chicaronni e Braz tentaram descobrir o que estava sendo investigado, via Greenhalgh. A partir dela, tentaram subornar o delegado da PF, o que já resultou na condenação de Dantas a dez anos de cadeia e multa de quase R$ 14 milhões. Foi a partir dela, que advogados dantescos entraram com pedido de habeas corpus no STF.

O que a Folha tem a fazer não é tentar eximir-se, mas explicar-se. Até hoje o jornalão não deu uma justificativa para a reportagem que forneceu ao banqueiro a informação de que estava sendo investigado.

Leia também:

» Itagiba vai convidar Gilmar Mendes para depor na CPI dos Grampos?

» Dantas já foi. E o André Lara Resende?

» Reportagem de Andréa Michael na Folha está na raiz de tudo

» Dantesco: Vazamento do vazamento, e o outro vazamento

» Convidado, Gilmar Mendes diz não à CPI dos Grampos

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail