Rio lhe dá presente, mas quem fica com ele é O Globo

Imagem da página de promoção de O Globo

O Globo está com uma promoção sensacional. Pra eles. Chama-se “O que o Rio me dá de presente”.

Como informa a imagem aí em cima, retirada da página de inscrição na promoção, para participar você deve produzir uma foto sua, num local qualquer da cidade, segurando um cartaz onde deve informar o que o Rio lhe dá de presente. O objetivo da promoção, segundo o jornal, é homenagear a cidade.

No entanto, cuidado, pois as Regras de Participação e o termo de compromisso são os mesmos do Eu repórter, que analisei aqui ontem, em Aviso Importante: Não alimente o PIG, seja a mídia. Eles não se deram nem o trabalho de trocar o nome de Eu Repórter para o da promoção. E o termo de compromisso é tão invasivo, que, amanhã, você pode ter que pagar para ver a foto que produziu e enviou de graça para eles.

Portanto, ao clicar na caixa que diz “Aceito o Termo de compromisso e cessão de direitos autorais”, preste atenção, porque você está autorizando que sua foto seja utilizada em qualquer mídia (até nas que ainda não foram criadas, diz o contrato), pode ser editada, reeditada, comercializada e utilizada em produtos e campanhas de propaganda e de publicidade do Infoglobo. Tudo no contrato.

Quer saber o quanto vão lhe pagar isso? Para usar uma expressão do PHA, nem um tusta.

As fotos que eles quiserem serão publicadas no site até o dia do aniversário do Rio, 1° de março, quando outras seis, escolhidas pelo jornal, serão publicadas em O Globo.

Pra você, nada. Nem um dinheirinho para comprar um bolo para o Rio, ou uma vela, a chama, nem o sopro, porque a promoção é a seguinte:

Você diz o que o Rio lhe dá de presente, O Globo embrulha e fica com ele, para fazer o que quiser, começando com uma guaribada em sua (de O Globo) imagem institucional, associando-a às comemorações pelo aniversário do Rio.

Mas, atenção ao aviso do zoo: não alimente os animais - no caso, o PIG. Seja a mídia, ou então colabore com aqueles que distribuirão seu material da mesma forma que o receberam: gratuitamente e com o crédito de sua autoria.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail