Jornal que deixou Lula indignado foi O Globo

Ainda outro dia, o presidente Lula criticou a imprensa, como há muito não fazia. Mas, se a crítica teve um sentido genérico, teve outro restrito que me intrigou. A quem o presidente estaria se referindo, quando disse que um jornal teria chamado o plano de ajuda aos municípios de “pacote de bondades” e que ainda teria publicado cartas de leitores com críticas ao presidente, que estaria “dando dinheiro a prefeito bandido”.

Não foi preciso me esforçar muito para descobrir que o presidente se referia a O Globo, o jornal que há mais de 50 anos é contrário a todos os governos com algum viés popular. Não foi por outro motivo que, logo após a divulgação do suicídio de Getúlio, há quase 55 anos, “caminhões de entrega do jornal oposicionista O Globo foram queimados pela multidão enfurecida” (“Brasil: de Getúlio a Castelo”, Thomas Skidmore, pg.180).

Procurei e estavam lá, na página 3 da edição de 10 de fevereiro de O Globo a referência ao “pacote de bondades” e as cartas de leitores, pescadas na edição online do jornal, que indignaram o presidente. Confira a página de O Globo aqui.

Por falar na edição online do jornal, é divertido ler como anunciaram a crítica do presidente no Globo online. Fazem cara de paisagem como se não tivessem nada a ver com aquilo.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail