Dantas ou Gilmar? Quem vai ser o carcereiro de Protógenes?

Toda vez que é perguntado sobre se pensa em se candidatar a cargo político, o delegado Protógenes afirma que é candidato apenas a carcereiro do banqueiro bandido Daniel Dantas.

Só que o caso Daniel Dantas não é tão simples assim. Ele saiu de zero a bilhões em pouco mais de uma década. De economista “brilhante”, Dantas começou sob o governo FHC uma ascensão meteórica e hoje é um dos homens mais ricos e poderosos do Brasil, graças não apenas à fortuna que amealhou, mas aos segredos que esconde, ao movimentar milhões e milhões de dinheiro ilegal de brasileiros com seu Opportunity Fund.

O poder de Dantas é tão grande que ele conseguiu em tempo recorde que o presidente do STF, Gilmar Mendes, lhe concedesse dois habeas corpus. Em seguida, coincidentemente, foi estabelecida pelo mesmo STF a súmula das algemas (leia aqui que essa história das algemas não vem de hoje) e depois que o condenado só fosse para a cadeia, após esgotado o último recurso (ou seja, rico só vai preso se o STF deixar).

Daí que o delegado Protógenes, que chefiou a Operação Satiagraha que levou a uma primeira condenação de Daniel Dantas a dez anos de cadeia, passou de estilingue a vidraça, de investigador a investigado e agora foi indiciado pela Polícia Federal pelos crimes de violação da lei de interceptação e quebra de sigilo funcional. Condenado, será expulso da PF e pode pegar seis anos de cadeia.

Voltando ao primeiro parágrafo e ao título da postagem: Se Daniel Dantas ficar do lado de fora e Protógenes do de dentro da cadeia, quem será seu carcereiro – Dantas ou Gilmar Mendes?

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail