Sírio Possenti comenta onde está racismo na frase de Lula

Sou leitor assíduo da coluna do professor do Departamento de Linguística da Unicamp Sírio Possenti no Terra Magazine. Esta semana ele tratou do pseudocaso de racismo do presidente Lula, quando culpou o homem branco de olhos azuis pela crise.

(...) convenhamos, "brancos de olhos azuis", considerado o amplo contexto em que a expressão foi proferida, refere-se "àqueles caras lá do norte, metidos a dar lições e a decidir quando podem conferir o tal grau de investimento", tenham os indivíduos a cor que tiverem, da pele e dos olhos. Além disso, muito claramente (tem gente que vai achar que esse "claramente" é racista!!), a expressão não se refere ao povão de lá, mas aos responsáveis pelas instituições financeiras ou empresas automobilísticas e quejandos. Obama, dependendo do que fizer, será um branco de olhos azuis, mesmo sendo negro.

Leia a coluna completa, Menos, please! (que poderia chamar-se Menas, please!, como uma homenasacanagem do chamado Apedeuta – aquele que o presidente Obama diz ser “o cara”), e aproveite para ler as outras. Você só tem a ganhar em informação e estilo.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail