O Brasil tem que assistir Nova África na TV Brasil


Não só porque será exibida na nossa emissora, a TV Brasil, mas por ser um projeto de duas pessoas a quem todos admiramos na blogosfera: o jornalista Luiz Carlos Azenha e a historiadora Conceição Oliveira, nossa querida Maria Frô.

A série Nova África terá ao todo 26 programas jornalísticos, com a duração de 26 minutos cada, para veiculação na TV Brasil e na Rede Pública de Televisão. O programa irá ao ar às sextas-feiras, às 22 hs, a partir de 25/09/2009.

Inteiramente gravada em países africanos a série prioriza aqueles com os quais o Brasil - pelas relações históricas estabelecidas ao longo de séculos - tem maiores afinidades culturais e econômicas, além dos acordos de cooperação firmados na atualidade, com destaque para os países de língua portuguesa.

A série Nova África tem como objetivo retratar o continente africano da perspectiva dos africanos. Como escreveu o autor Mia Couto, a África vive uma tripla condição restritiva: prisioneira de um passado inventado por outros, amarrada a um presente imposto pelo exterior e, ainda, refém de metas que lhe foram construídas por instituições internacionais que comandam a economia.

Ao longo dos 26 programas da série o público brasileiro conhecerá diferentes países africanos onde protagonistas africanos narram seus problemas e soluções: trabalhadores, políticos, assim como intelectuais, artistas e ativistas sociais, cujas vozes e idéias estão quase ausentes no cotidiano dos brasileiros são nossos entrevistados.

Assista, divulgue!

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail