Chuva tóxica: O Agente laranja no Vietnam. Documentário. Seis anos do Blog do Mello



Documentário de 44 minutos sobre os efeitos devastadores dos 80 milhões de barris com produtos tóxicos que os americanos lançaram sobre o Vietnam durante a guerra. Entre os produtos tóxicos, o Agente Laranja. Foram mais de 70 milhões de litros.

O Agente Laranja tem entre seus componentes uma das variantes da dioxina mais poderosa. Para dar uma idéia de sua toxicidade, um cristal dessa dioxina misturado à água de uma cidade como Berlim, por exemplo, poderia eliminar todos os seus habitantes.

Os efeitos sobre a população e seus descendentes foram devastadores. Soldados americanos também foram afetados. Estes, pelo menos, receberam uma indenização total de US 180 milhões. Para os vietnamitas – entre os quais mais de 150 mil crianças afetadas -, nada.

Ao encontro dos objetivos do blog

Não é um documentário agradável de se ver. Mas é necessário. Para que se tenha presente o que é a estupidez de uma guerra e aonde ela nos pode levar.

Sempre faço questão de postar trabalhos desse tipo por aqui, mostrando um outro lado dos EUA que não o de Nova Iorque, da Disneylândia, das filas no consulado para conseguir um visto.

Procurar entender o que não nos querem explicar. Clarear o que tentam nos confundir. Revelar o que nos tentam esconder.

Este é o objetivo que me propus ao fazer este blog e que está marcado numa frase de Bernard Shaw que esteve em destaque por muitos anos no banner do blog, e que volto a colocar sob ele agora:


"Você vê as coisas como elas são e pergunta: por quê? Mas eu sonho com coisas que nunca foram e pergunto: por que não?"

Postagem original: 17 de fevereiro de 2008

Leia também:
.