Em Portugal economistas e professores vão à Justiça contra manipulações das agências de classificação de risco

Um grupo de economistas e professores universitários portugueses entregou segunda feira na Procuradoria Geral da República um pedido de abertura de inquérito contra as agências de classificação de risco Moody's, Fitch e Standard & Poor's, por crime de manipulação de mercado. As três agências de "rating" detêm mais de 90% do mercado de classificação de risco. A iniciativa é inédita em Portugal, mas existem outros exemplos concretos. [Fonte: Carta Maior, onde você pode ler a matéria completa]

Agências de risco são um risco para quem acredita nelas. Já falei isso aqui. O mercado (o tal aquele que se regula etc.) é uma farsa, um jogo de faz-de-conta onde a gente paga a conta.

Essas agências de classificação de risco, conhecidas como agências de rating, desmoralizaram-se completamente com a recente quebra mundial, quando a maior parte dos pacotes podres tinha avaliação AAA, a mais alta, a que indica aplicação altissimamente recomendada.

O filme Inside Job (já falei nele aqui e vou falar hoje novamente em outra postagem) mostra como essas agências fraudaram o mercado. Pior é que continuam fraudando, conforme denunciei outro dia: Como é que alguém ainda leva a sério as agências de classificação de risco?.

É impressionante como mesmo depois do documentário Inside Job (Oscar na categoria) desmoralizá-las completamente, ainda se perde tempo, gasta-se papel e, portanto, derrubam-se árvores para discutir o que informam as agências de classificação de risco, também chamadas agências de rating.

Ainda outro dia, até a blogosfera andou comemorando o aumento da avaliação positiva do Brasil pela Fitch. Agora, lamenta-se a queda da avaliação da Petrobras pela mesma agência.

Só que, conforme executivos das principais agências de rating do mundo (da Fitch, inclusive) declaram em Inside Job, seus diagnósticos são apenas "opinião", acredita quem quiser.

Como fica claro no filme, quem acreditou nessas agências se deu muito mal (elas se deram muuuito bem) e ainda descobriu no filme os intere$$es que se escondem por trás dessas avaliações.

Dê uma olhada no trecho de Inside Job que editei e veja a cara de pau dos executivos dessas agências.



Você pode se interessar por:

.