#gentediferenciada a caminho do churrasco de Higienópolis, por @GersonCarneiro


Esta semana uma decisão do metrô de São Paulo mostrou uma perfeita integração entre usuários do Facebook, Twitter e blogs. Tudo começou com o anúncio feito pelo secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo Jurandir Fernandes do cancelamento da construção da estação Angélica do metrô, no coração de Higienópolis, bairro onde mora o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Embora o secretário negue, o cancelamento da estação atendeu a um pedido do Presidente da Associação Defenda Higienópolis, o empresário Pedro Ivanow, que temia um "aumento de ocorrências indesejáveis" e que Higienópolis viesse a se transformar num "camelódromo".

Em seu perfil no Facebook, o jornalista Danilo Saraiva resolveu criar um flash mob em protesto contra a decisão do secretário. Surgiu aí o "Churrascão da Gente Diferenciada", expressão utilizada por uma psicóloga em reportagem da Folha, de agosto do ano passado, falando exatamente do protesto de moradores do bairro:

"Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada..."

O sucesso foi imediato e se espalhou pelo Twitter (@lutieppo tuitou: "É tão fácil resolver esse problema do metrô em Higienópolis, gente: faz uma entrada social e uma de serviço. Pronto") e pelos blogs a tal ponto que Saraiva chegou a desistir do churrasco que seria trocado por um abaixo-assinado. Mas o movimento já estava além dele, que acabou voltando atrás e o Churrascão está confirmado para hoje, a partir das 14h na praça Vilaboim. 55 mil pessoas se inscreveram no Facebook e confirmaram presença no evento.

Hoje pela manhã recebi esta mensagem pelo Twitter, achei que ela é um resumo de tudo o que está acontecendo e por isso resolvi reproduzi-la aqui, parabenizando o @GersonCarneiro pela ideia.

Rodrigo Vianna também escreveu um ótimo texto sobre isso, Los Angeles, Higienópolis e a civilização imperfeita!, que se você ainda não leu deveria fazê-lo agora.

Sobre o assunto este blog publicou também:

.