Para os que acham que não há conspiração contra Cuba: 'Desse jeito a CIA acaba matando Fidel... de rir'


O general reformado Fabian Escalante, que comandou o Departamento de Segurança de Cuba por muito tempo, deu uma entrevista à agência Reuters, onde afirma que a CIA esteve perto de matar o líder cubano Fidel Castro, pelo menos uma vez.

Estava tudo certo para um garçom colocar uma cápsula com veneno num prosaico milk-shake de chocolate que Fidel tomaria. Só que... a cápsula congelou no freezer onde estava...
Mas essa está longe de ser a maior trapalhada da agência americana. Houve outras tentativas igualmente fracassadas, e ainda mais divertidas.
Entre essas tentativas estão o envenenamento de charutos, uma cápsula explosiva que seria colocada em seu local de pesca favorito e uma roupa de mergulho com toxinas.
Nas primeiras tentativas atribuídas à CIA para tirar a credibilidade de Fidel está um plano para colocar substâncias químicas em suas botas que fariam sua barba cair quando ele estivesse em Nova York para falar na Organização das Nações Unidas (ONU), em 1960.
Quando esse plano falhou, a CIA planejou colocar LSD em uma caixa de charutos de Fidel para que ele caísse na risada durante uma entrevista televisionada, disse Escalante, autor de um livro que documenta 167 tramas para matar o líder cubano.
Pelo ridículo das situações, e o completo fracasso de todas as suas ações, a CIA pode acabar matando Fidel de um modo imprevisto - de rir.

(Originalmente publicado aqui no blog em 6 de julho de 2007)

.