Do que ri o presidente deposto do Paraguai Fernando Lugo?

Não sei quanto a vocês, mas a mim me incomoda, desde o primeiro dia do golpe institucional, o riso de Fernando Lugo. Do que sorri? Por que sorri? Qual é a graça?

A foto ao lado, retirada da primeira página de O Globo, logo após o golpe, o mostra sorrindo.

O vídeo abaixo, de seu pronunciamento aceitando o golpe, dirigindo-se à Nação e a seus eleitores, rindo quase que acintosamente, como se fosse uma miss pronta para recitar o textinho decorado em que afirmaria que leu o Pequeno Príncipe e que tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas, pra mim foi um tapa na cara de todos aqueles que, naquele instante, se dirigiam ao Palácio do Governo a fim de protestar contra o golpe.

Em vez disso, receberam o sorrisinho de miss Lugo e um discurso covarde. Comparem a disposição do povo de ir às ruas defendê-lo, com sua postura risonha. Confiram:



De que tanto ri Fernando Lugo?

Durante o tempo em que esteve no poder, não se articulou. Não deu ouvidos ao telegrama divulgado pelo Wikileaks, que denunciava, no ano passado, o golpe que lhe seria aplicado, exatamente como o foi.

Nunca teve maioria no Congresso, mas parece que não se importou com isso, a ponto de ser golpeado com apenas cinco votos a favor e mais de 110 contra, no total.

Agora, ao que parece, surpreso com a reação dos vizinhos, que na Unasul e no Mercosul condenaram o golpe, ele reaparece, afirmando o oposto, que não reconhece o governo de Franco (o vice que ficou em seu lugar). Mudou de posição, mas o sorriso é o mesmo, como mostram O Globo hoje e vários flagrantes da mídia internacional.

De que ri Fernando Lugo, que abandonou sem luta o povo que acreditou nele?

O que o destino reserva ao Forrest Gump paraguaio?

Mais: O que o destino reserva ao bravo povo paraguaio?