'Snowden tem informações que podem causar mais dano aos EUA em apenas um minuto do que qualquer outra pessoa na História'




Quem faz essa afirmação é Glenn Greenwald, jornalista, blogueiro e colunista do jornal britânico The Guardian, que divulgou as primeiras informações vazadas por Edward Snowde, que revelaram a extensa rede de espionagem dos Estados Unidos a países dos quatro cantos do planeta.

"Snowden tiene suficiente información como para causar más daño al gobierno estadounidense él solo en un minuto del que cualquier otra persona haya tenido jamás en la historia de Estados Unidos", afirmó a  La Nacion Greenwald, de 46 años, y que desde estas latitudes escribe regularmente sobre los temas de seguridad internacional que lo han vuelto célebre, ganador de varios distinguidos premios.

A seguir trechos da entrevista que Greenwald concedeu ao jornal argentino La Nacion, traduzidos por mim:

- Concorda com a decisão de Snowden de ficar na Rússia até conseguir vir para a América Latina? 

- Sim, a coisa mais importante é não acabar sob custódia dos EUA, cujo governo provou ser extremamente vingativo para punir aqueles que revelam verdades incômodas, e em cujo sistema judicial não se pode confiar quando se trata de pessoas acusadas de pôr em perigo a segurança do país. Os juízes fazem tudo que podem para garantir condenações nesses casos. Ela seria imediatamente preso para cessar o debate que ajudou a gerar, e acabaria o resto de seus dias atrás das grades. 

- A Rússia dá garantias de segurança? 

- Não há muitos países no planeta que têm a capacidade e a vontade de desafiar as exigências dos EUA. Mas a Rússia é um desses países e o tem tratado bem até agora. 

- Mas, além das revelações sobre o desempenho do sistema de espionagem em geral, que  informação extra tem Snowden? 

- Snowden tem informações que podem causar mais dano aos EUA em apenas um minuto do que qualquer outra pessoa na História dos Estados Unidos. Mas esse não é seu objetivo. Seu objetivo é por a nu programas de informática que as pessoas ao redor do mundo usam sem saber a que estão se expondo e sem haver aceito conscientemente ceder seus direitos à privacidade. Ele tem um grande número de documentos que seriam muito prejudiciais para o governo dos EUA se fossem tornados públicos. 

 - Você tem medo de que alguém vai tentar matá-lo? 

- É uma possibilidade,mas não creio que isso traga muitos benefícios para qualquer pessoa neste momento. Snowden já distribuiu milhares de documentos e garantiu que várias pessoas ao redor do mundo tenham todo o seu arquivo. Se algo vier a acontecer, esses documentos seriam tornados públicos. Esta é a sua apólice de seguro. O governo dos EUA deve estar de joelhos todos os dias rezando para que nada aconteça com Snowden, porque se acontecer alguma coisa, toda a informação será revelada esse seria o seu pior pesadelo. 

Leia entrevista completa, em espanhol, aqui.