Brasil não pode entrar nesse jogo em que Aécio Neves quer nos botar com Armínio Fraga




Antigamente, o empresário lucrava e reinvestia parte de (ou todo o) lucro em suas empresas. Hoje, graças ao agenciamento dos especuladores, empresários viram investidores, correm para o mercado em busca do "ganho fácil" do papel.

Grandes personagens deste fantástico mundo do faz de conta, que no entanto é bem real, faturam horrores com o dinheiro de quem produz, graças a aconselhamentos de gênios do mercado financeiro que lhes prestam consultoria.

Para dar nomes: no primeiro caso, o megaespeculador George Soros; no segundo, seu funcionário Armínio Fraga (que o candidato Aécio Neves já disse que será seu Ministro da Fazenda, caso se eleja).

Tudo isso é muito bonito pra eles, enquanto está em movimento, a ciranda roda... mas, numa hora, de alavancagem em alavancagem, eles passam a comprar o que não existe (pacotes que teoricamente valem uma fortuna, mas não estão lastreados em nada no mundo real), com um dinheiro que não têm (pagam com outros pacotes que também valem outra fortuna, e também sem lastro) e vendem a você, o da ponta, o único que chega com a bufunfa, o arame, o dinheiro real. Um você que pode ser um país, como aconteceu com a Islândia. E também pode ser o Brasil, se entrarmos na ciranda neolibelê de Armínio Fraga.

Quando a roda para de girar, eles simplesmente fazem como os mágicos, abrem seus lenços e não há nada lá dentro. Você fica sem seu dinheiro e o governo ainda tem que socorrê-los para não "quebrar o sistema" e, pior, para "manter o mesmo sistema". Isso se o governo não estiver pendurado na ponta podre do jogo, como grande parte da Europa, que cobra de seus cidadãos em desemprego, que chega a mais de 50%, entre os jovens, por exemplo na Grécia e na Espanha.

É isso o que está acontecendo ainda, mesmo após o colapso de 2007 ter mostrado ao mundo que por aí não havia saída. Se você não está informado sobre o que aconteceu, assista ao documentário Inside Job aqui mesmo no blog: http://blogdomello.blogspot.com.br/2011/07/inside-job-na-integra-e-com-legendas-em.html

Também há outra forma, mais sintética e extremamente bem humorada (e que parece absurda mas é bastante real, porque a realidade é que é absurda) de se inteirar daqueles acontecimentos, que é este vídeo, com o inigualável humor britânico.

Os dois atores zombam de muitas declarações dos “magos consultores”, os “gênios do mercado”, como esta, publicada na BBC em agosto de 2007, e citada no quadro:
"Market participants don't know whether to buy on the rumour and sell on the news, do the opposite, do both, or do nothing, depending on which way the wind is blowing," investment bank State Street Global Markets said.
Assista a Inside Job e ao vídeo a seguir e reflita se é isso o que você quer para o Brasil.



OBS: Não dou links para a mídia corporativa porque eles também não nos linkam quando nos citam.

Madame Flaubert, de Antonio Mello