Cientistas querem encrenca: 'Orgasmo feminino não tem função há 75 milhões de anos'



Quando não estão invadindo um país produtor de petróleo (ou apoiando um golpe de Estado, como o de agora no Brasil), os Estados Unidos gostam de arrumar encrencas. Eles adoram um conflito.

É tanta encrenca que o Wikipedia criou uma página só com elas. Mas dessa vez eles podem ter ido longe demais e resolveram se meter num vespeiro: uma discussão sobre o orgasmo feminino.

Enquanto no homem o orgasmo tem a função de transferir esperma (nem sempre para o endereço desejado para a perpetuação da espécie...), qual a função do orgasmo na mulher?

Cientistas dos EUA dizem ter resolvido o enigma:

Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Yale e do Hospital Infantil de Cincinnati sugere que o orgasmo feminino é um vestígio de nosso passado evolutivo, quando as fortes descargas de hormônios que acompanham o clímax eram necessárias para a mulher ovular.


"Sugerimos que o homólogo do orgasmo humano é um reflexo que, ancestralmente, induziu a ovulação", diz a conclusão do estudo.

(...) Os pesquisadores observaram que a ovulação induzida apareceu antes da ovulação espontânea, que teria surgido há cerca de 75 milhões de anos.


O orgasmo feminino seria, então, um resquício desse passado ancestral comum, quando uma forte descarga hormonal era necessária para uma função tão vital como a ovulação.[Fonte: BBC]

Ou seja, descobriram que o orgasmo feminino não tem função há 75 milhões de anos. Quero ver dizerem isso na cara de uma mulher...

Por mim, a descoberta só veio aumentar minha admiração pelas mulheres. Enquanto nosso gozo tem subjacente a função da reprodução ( embora na grande maioria das vezes esta não seja motivo ou intenção que leve ao orgasmo), as mulheres podem dizer, agora baseadas na pesquisa dos EUA, que gozam apenas por prazer…