Trump, Brexit, Temer, Crivella...O mundo deixa o céu por ser escuro e vai ao inferno à procura de luz

O grande compositor brasileiro Lupicínio Rodrigues, imortalizado por algumas das mais belas canções de dor de cotovelo de todos os tempos , em entrevista a uma estação de rádio disse que certa vez foi convidado para ser padrinho de casamento de um casal de amigos.

A resposta que ele mandou, em forma de canção, foi uma forma sutil de recusar o convite, mas também um apelo ao casal para que pensasse melhor sobre a decisão do casamento.

A música, Esses Moços, é um dos maiores sucessos de Lupi e deve ter-lhe custado a amizade do casal, especialmente por um trecho que destaco a seguir:

Se eles julgam que a um lindo futuro
Só o amor nesta vida conduz
Saibam que deixam o céu por ser escuro
E vão ao inferno à procura de luz

Trump, Brexit, Temer, Crivella, radicalização à direita, xenofobia, intolerância, preconceito, discriminação, violência … Tudo isso me fez lembrar da canção de Lupicínio.

O mundo parece abandonar a noite,  que convida à reflexão, ao pensamento, à busca de soluções mais profundas — mas talvez mais difíceis e demoradas, em busca de soluções aparentemente mais fáceis e rápidas , excludentes, egoístas, e assim "deixam o céu por ser escuro e vão ao inferno à procura de luz".