Não foi Aquarius, não vai ser nenhum. Pequeno Segredo cai na primeira seleção. Mais uma vez o Brasil sem candidato ao Oscar


Mais uma vez o Brasil vai ficar sem representante ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Pequeno Segredo, o filme escolhido por uma comissão para representar o Brasil, foi eliminado na primeira seleção do prêmio.

A escolha do representante brasileiro foi bastante polêmica. Embora a comissão defenda que escolheu Pequeno Segredo pelas qualidades do filme, boa parte da crítica e do público fã de cinema acha que Aquarius foi barrado por motivos políticos.

Colaborou bastante para essa sensação o fato de que em sua apresentação durante o Festival de Cannes a equipe do filme denunciou a existência de um golpe de estado no Brasil.

A verdade é que a maioria das pessoas que criticam a escolha da comissão não assistiu ao Pequeno Segredo. Já Aquarius foi bastante festejado pela crítica e pelo público, especialmente graças à atuação espetacular da protagonista Sônia Braga. Que, aliás, graças a essa performance, acabou de ser escolhida pela Rolling Stones dos EUA como uma das 25 atrizes que tiveram melhor atuação em 2016.

Se não fosse pela atuação e carisma de Sonia Braga e pela denúncia do golpe em Cannes, Aquarius não teria a recepção que teve. Especialmente quando se coteja com o filme de Eliane Café, que também estreou este ano, Era o Hotel Cambridge. Este sim seria um maravilhoso representante brasileiro em qualquer festival internacional. Inclusive com uma atuação soberba de Carmen Silva Ferreira. Mas isso é só minha opinião, e eu sou eu, Nicuri é o diabo.




Apoie o Blog