Sabe por que Maduro ainda não caiu na Venezuela? Porque Chávez cassou a concessão da Rede Globo de lá


Há quanto tempo você ouve falar que o presidente da Venezuela Nicolás Maduro vai cair de maduro?

Desde o momento em que ele substituiu o presidente Hugo Chávez, que morreu de um câncer que estranhamente acometeu ao mesmo tempo várias lideranças de esquerda na América Latina, como Lula, Cristina Kirchner, Lugo e Dilma, é dado como certo que Maduro está para cair.

Na Venezuela é vítima de uma campanha de desestabilização comandada pelos Estados Unidos, que vem desde o período em que Chávez chegou ao poder. Eles querem continuar mandando na Venezuela como sempre fizeram para controlar seu petróleo.

Muitos pensam que são os árabes, mas é a Venezuela que tem a maior reserva de petróleo do mundo. E petróleo de excelente qualidade.

E por que Maduro não caiu até hoje? Porque Chávez não renovou a concessão da RCTV (Rádio Caracas de Televisão), a Rede Globo de lá, emissora de maior audiência naquele país e golpista como a daqui.

Tanto que, quando houve o golpe que derrubou Chávez por alguns dias em 2002, foi colocado na presidência o presidente da Federação dos empresários Pedro Carmona, escolhido em reunião na sede da RCTV.

Hugo Chávez percebeu ali que não era possível contemporizar com os golpistas. Fez uma limpa nas Forças Armadas e tratou de adequá-las aos novos tempos na Venezuela. Diferentemente do que ocorreu no Brasil, quando, por exemplo, o ditador Garrastazu Médici foi homenageado e escolhido patrono por uma turma de cadetes na Academia Militar das Agulhas Negras, em pleno governo Lula.

Mas ainda havia o braço comunicacional, que agia em acordo com os Estados Unidos para desestabilizar o país.

Chávez não se esquecia do golpe, ainda mais porque sofria intensa campanha de desgaste liderada pela RCTV.  Ele esperou o momento certo, o do vencimento da concessão da RCTV, em 2007, e simplesmente não a renovou. Foi uma choradeira geral da mídia corporativa no mundo. Mas Chávez manteve-se firme e a TV aberta da maior rede de comunicação da Venezuela saiu do ar.

No Brasil, Lula renovou a concessão da Rede Globo de Televisão em 2007, mesmo com a emissora devendo ao fisco, mesmo com a disputa da TV Globo de São Paulo ainda estar sendo feita na justiça . Mesmo a Rede Globo sendo o que é, golpista. E agora só em 2022...

Em boa parte por isso Dilma caiu aqui. E por Chávez não ter renovado a concessão da RCTV e ter trabalhado em conjunto com as Forças Armadas, aparelhando-as com equipamentos de última geração mas também ideologicamente, Maduro balança mas não cai na Venezuela.