'Na Bahia, todo mundo sabia que ninguém ganhava nenhuma causa contra a Odebrecht nos tribunais'. E no Judiciário, não vai nada?


A ex-corregedora nacional de Justiça jurista Eliana Calmon sempre foi crítica da corrupção e dos desvios no Poder Judiciário e comprou muita briga quando afirmou que havia "bandidos de toga" e não apenas membros dos outros poderes da República.

Em entrevista ao El País, Eliana Calmon elogia a Lava Jato mas critica o fato de que apenas corrupção no Executivo e no Legislativo tenha vindo à tona.

O que eu acho é o seguinte: a Odebrecht passou mais de 30 anos ganhando praticamente todas as licitações que disputou. Enfrentou diversas empresas concorrentes, muitas com uma expertise semelhante, e derrotou todas. Será que no Judiciário ninguém viu nada? Nenhuma licitação equivocada, um contrato mal feito, que ludibriasse e lesasse a nação? Ninguém viu nada? Por isso eu digo que algo está faltando chegar até este poder. Refiro-me ao Judiciário como um todo, nas três instâncias. Na minha terra, na Bahia, todo mundo sabia que ninguém ganhava nenhuma causa contra a Odebrecht nos tribunais. O que eu questiono é que em todas estas décadas em que a empreiteira atuou como organização criminosa nenhum juiz ou desembargador parece ter visto nada... E até agora nenhum delator mencionou magistrados. 

Pois é... Será que só no Judiciário não há corruptos, só deuses?


Apoie o Blog do Mello e a mídia alternativa. Saiba como