Na China, agentes da CIA são presos e executados. No Brasil, um informante da CIA virou presidente


The New York Times informou que uma dúzia de agentes da CIA foram descobertos pela contraespionagem chinesa e provavelmente presos e executados, entre os anos 2010 e 2012.

A dúvida existe simplesmente porque não se tem informação sobre os agentes desde aquela época e o governo chinês emitiu apenas uma singela nota sobre os fatos:

"Posso dizer que o Departamento de Segurança do Estado investiga e maneja - de acordo com as leis do país - os grupos, indivíduos e atividades que prejudicam os interesses de segurança nacional da China e cumpre de forma eficaz com seus deveres" 

No Brasil, Michel Temer atuou como informante de um agente da CIA que atuava como cônsul no Brasil. A informação foi vazada pelo Wikileaks e o Brasil virou piada no exterior (já naquela época), tendo o principal jornal do México, La Jornada, publicado a caricatura que ilustra esta postagem.

O próprio agente escreveu em seu relatório vazado: "Com aliados como esse...". [imagem reproduzida ao final]

E Temer acabou presidente. Na China ele não chegaria a tanto. Há muito teriam adequado forma e fundo.  Se é que me entendem.  Segue reprodução do Wikileaks.




Apoie a mídia alternativa. Considere assinar o Blog do Mello agora


Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento