Neruda não morreu de câncer, como atestou a ditadura de Pinochet. Conclusão é de peritos internacionais


A junta de especialistas que examinou os restos mortais do poeta chileno Pablo Neruda, Prêmio Nobel de Literatura de 1971, morto 12 dias após o golpe militar no Chile, em setembro de 1973, afirma com "100% de certeza que a causa da morte do poeta não foi a do atestado de óbito".

Inimigo declarado da ditadura, o poeta se preparava para viajar à Europa, onde pretendia denunciar o golpe militar, quando morreu - ou foi morto, conforme se suspeita, ainda mais de uma ditadura feroz e assassina como a chilena.


O segundo painel de especialistas nacionais e estrangeiros publicou na sexta-feira os últimos resultados sobre a morte do poeta chileno Pablo Neruda, descartando que ele tenha morrido de câncer de próstata.

"A partir da análise dos dados, não podemos aceitar que o poeta estivesse em uma situação de morte iminente", disse o chefe do grupo de cientistas, o espanhol Aurelio Luna. "A caquexia está descartada. Isso é claro ", disse o juiz Mario Carroza depois de se encontrar com o painel de especialistas.

Embora a equipe de especialistas tenha determinado que Neruda sofria metástase em diferentes partes de seu corpo, ainda não está resolvido se, além dessa doença subjacente, "outra patologia esteja envolvida e se essa patologia é de causa natural ou intencional". "O que é absolutamente verdadeiro, em 100 por cento, é que o certificado [da morte] não reflete a realidade da morte", disse Luna.

O especialista explicou que uma toxina foi descoberta nos restos do poeta, o que exigirá outra análise para obter uma conclusão definitiva. No entanto, ele deixou claro que, por enquanto, "não temos a determinação de que houve alguma intervenção de terceiros, mas temos a possibilidade de haver intervenção de terceiros", disse ele.
[Fonte: El Desconcierto]
Sempre se suspeitou que o poeta teria sido envenenado (o que não se confirmou) ou que uma bactéria poderia ter sido introduzida em seu organismo. O encontro dessa toxina pode vir a confirmar a hipótese.

Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog

Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento