Juiz que vai julgar Lula na 2ª instância dá seu recado: Não é preciso 'prova insofismável', basta convicção para condenar


A defesa do ex-presidente Lula pode começar a preparar desde já recurso ao STF, pois a confirmação da condenação de Lula na segunda instância já começou, a se crer nas palavras do relator do caso na 8ª Turma do TRF-4.

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto disse ontem (2.nov.2017) que “acabou a ingenuidade” nos julgamentos de casos de corrupção, nos quais não se deve esperar uma “prova insofismável” para eventualmente condenar 1 acusado. Para Gebran, os juízes brasileiros agora consideram suficiente uma “prova acima de dúvida razoável”, desde que seja possível identificar uma “convergência” nos elementos probatórios de 1 determinado processo. [Fonte: 360]

Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos

Se não se necessita de "prova insofismável", mas "prova acima de dúvida razoável", vale dizer que prova passa a ser aquilo que a razão do juiz ou juízes considerar razoável dentro de sua razoabilidade. Ou seja, a convicção do juiz ou juízes.

Por exemplo, e esse tem sido o raciocínio dos procuradores de Deus e do juiz Moro no caso do triplex (que é o que vai à segunda instância agora), a empreiteira prometeu o imóvel a Lula, reservou o imóvel, dona Marisa e Lula visitaram o imóvel, a empreiteira fez reforma milionária no imóvel, um dos presidentes da empreiteira disse que o imóvel estava reservado a Lula, logo, o imóvel é de Lula, mesmo que não esteja no nome de Lula nem de ninguém de sua família, mesmo que tenha sido oferecido como garantia de empréstimo pela empreiteira, porque as premissas provam "acima de dúvida razoável" que o triplex é de Lula, ainda que não haja prova insofismável de que assim seja.

Daí vem a armadilha lógica dos procuradores de Deus, que  provocam um verdadeiro torcicolo de girafa, quando dizem que o apartamento só não está no nome de Lula porque ele teria cometido outro crime, que seria o de ocultar a propriedade.

Logo, rabo de porco, orelha de porco, barriga de porco, pernil de porco, é porco, mesmo que você esteja comendo uma deliciosa feijoada.

Conclusão: Lula está ferrado. Ou, como ele mesmo disse, lascado.


Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos

Assine a newsletter do Blog do Mello