Espanha 'al borde de un ataque de nervios': Jovem de 18 anos é violentada e roubada por 5 homens e eles são absolvidos da acusação de estupro

Os 5 de La Manada

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 10 segundos

Cinco homens ao redor dos 30 anos levam a força uma jovem de 18 ao saguão escondido de um edifício, com apenas uma saída, e ali roubam seu celular e a violentam de todas as maneiras, com "penetração oral, vaginal e anal", segundo a sentença, e ainda gravam cenas no celular da vítima e as postam em redes sociais, onde o grupo se identificava como "La Manada" (a manada).

A vítima, segundo suas próprias palavras, intimidada pela superioridade numérica e força dos cinco homens, disse que apenas fechou os olhos e torceu para que tudo acabasse o mais rápido possível, temendo por sua vida.

Na última quinta-feira, os homens foram condenados apenas a nove anos de prisão pelo crime de abuso sexual, mas nenhum deles foi acusado de estupro. Um dos juízes chegou a absolvê-los até da acusação de abuso, por considerar que, durante a exibição dos vídeos do estupro, ele não percebeu na vítima (repito, de olhos fechados) "nenhum traço de oposição, rejeição, desgosto, nojo, repugnância, negação, incômodo, sofrimento, dor, medo, descontentamento, vergonha ou qualquer outro sentimento semelhante".

"A expressão em seu rosto está, a todo momento, relaxada e distendida e, precisamente por isso, incompatível, em meu juízo, com qualquer sentimento de medo, temor, rejeição ou negação", afirmou.

"Também não percebi nela esta 'ausência e enfraquecimento de suas faculdades superiores' que se afirma na maior parte deste tribunal; pelo contrário, o que me sugerem os gestos, expressões e sons que ela emite é excitação sexual."
Marcha na Espanha contra a sentença

Resultado: a Espanha está al borde de un ataque de nervios, como naquele filme de Almodóvar. Há marchas por todo o país e somente em Pamplona foram 30 mil pessoas às ruas contra a sentença.

Na Espanha, a pena por abuso sexual vai de um a três anos de prisão; se há penetração, a pena vai de quatro a 10 anos. Já no caso da agressão sexual, a pena é de um a cinco anos de prisão e, se há penetração, o caso passa a ser de estupro e a pena vai de seis a 12 anos.

 Fonte: BBC Brasil. Imagem da marcha: El País.




Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos

Assine a newsletter do Blog do Mello