Ataques dos Bolsonaro à China vão custar 30 bilhões de dólares ao Brasil

Trump e Xi Jinping
Trump e Xi Jinping

A ordem obscurantista mundial a que estão filiados os Bolsonaro, que acha que o comunismo domina o mundo, que a Folha, a Globo, a Veja e o Estadão são comunistas, ataca Venezuela, Cuba, Rússia e China, como o eixo do mal, tem o presidente dos Estados Unidos Donald Trump como guru.

Só que Trump é um homem de negócios e presidente dos Estados Unidos, que gosta de legislar e dar pitacos (quando não impor decisões) sobre os outros países, mas na hora do vamos ver das negociações comerciais puxa a brasa para sua sardinha sempre.

Os Bolsonaro, assim que eleitos, ainda antes da posse, começaram a fazer uma série de críticas à China, seguindo a linha Trump, embora a China seja o principal mercado para vários produtos brasileiros.

Resultado: Trump agora vai fechar negócio com a China e abiscoitar até US$ 30 bilhões que a China comprava ao Brasil.

Se o Brasil se beneficiou, no ano passado, com a guerra comercial entre Estados Unidos e China , ao vender mais soja para o mercado chinês, a conta agora pode ser alta para os exportadores brasileiros de commodities agropecuárias se os dois países se aproximarem. Isso deverá acontecer a partir do momento em que for fechado um acordo entre as duas potências que vai prever, entre outras coisas, a abertura da China para esses produtos vendidos pelos EUA. 

Segundo estimativa da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), feita com base nas negociações entre EUA e China que estão em curso, a perda em potencial — ou seja, o que os brasileiros poderão deixar de vender ao mercado chinês — seria de cerca de US$ 30 bilhões, incluindo soja, carnes, açúcar, etanol e outros produtos do agronegócio.  [Fonte: O Globo]

Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello