Depois do boimate, ex-redator-chefe de Veja vem com plantação de vacas

Boimate

Todo mundo se lembra do tremendo vexame da revista Veja, que publicou uma reportagem comemorando a invenção do boimate, uma mistura de boi com tomate, que levou a revista ao ridículo - e olha que naquela época ainda não havia Twitter nem Facebook...
O " fruto da carne", derivado da fusão da carne do boi e do tomate, batizado com o sugestivo nome de boimate, constituiu-se, sem dúvida, no mais sensacional " fato científico" de 1983, pelo menos para a revista Veja, em sua edição de 27 de abril. Na verdade, trata-se da maior " barriga" (notícia inverídica) da divulgação científica brasileira.

Tudo começou com uma brincadeira – já tradicional – da revista inglesa New Science que, a propósito do dia 1º de abril, dia da mentira, inventou e fez circular esta matéria.

A fusão de células vegetais e animais entusiasmou o responsável pela editoria de ciência da Veja que não titubeou em destacar o fato. E fez mais: ilustrou-o com um diagrama e entrevistou um biólogo da UPS, para dar a devida repercussão da descoberta.

Para a revista, " a experiência dos pesquisadores alemães, porém, permite sonhar com um tomate do qual já se colha algo parecido com um filé ao molho de tomate. E abre uma nova fronteira científica"
.
Agora, o ex-redator-chefe da Veja, Mario Sabino, ao que parece nostálgico da barriga, resolve mandar uma indireta ofensiva à jornalista Mônica Bergamo no Twitter e dá a tremenda mancada de dizer que a vaca (pecuária) é um produto agrícola. Confira:



Que coisa!

Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello