Ministro Marco Aurélio critica Toffoli e Moraes: 'A censura é inconcebível'

ministro Marco Aurélio

Numa entrevista à jornalista Miriam Leitão, o ministro do STF Marco Aurélio Mello criticou numa tacada o presidente do Supremo, Dias Toffoli, e o ministro responsável pela censura a órgãos de imprensa, Alexandre de Moraes:
– Quando vemos algo que possa haver crime, nós submetemos ao Ministério Público. O Estado acusador é o MP, não é o Supremo. O presidente resolveu instaurar o inquérito. O primeiro equívoco é esse. O segundo, quando ao invés de levar à distribuição ele designou um relator, o ministro Alexandre de Moraes. Eu nao aceitaria nunca porque foi a quebra da organicidade do próprio tribunal. Agora se partiu para uma censura, o que é inconcebível de um guardião maior da Constituição. Ficou tudo mais estranho com essa postura do Ministério Público porque se houvesse o respaldo maior iria desaguar numa ação penal, o titular é o Ministério Público. E tudo se fez visando proteger um dos integrantes do Supremo. 
A verdade é que o STF alimentou as bestas-fera, quando, por exemplo, impediu a posse de Lula como ministro, permitiu prisão em segunda instância, vazamentos seletivos da Lava Jato, tudo isso quando era contra os "inimigos" - Lula e PT. Agora, quando os mesmos vazamentos se voltam contra um membro do Supremo, o atingido chiam.

Pilatos Toffoli, aquele que adia o julgamento que pode levar à liberdade de Lula, não gostou de ter seu nome associado a uma delação da Odebrecht, feita pelo presidente da empresa, Marcelo.

Só o que conseguiu foi amplificar a denúncia e trazer a crise, que seria apenas dele, para dentro do Supremo.

Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello