STJ surpreende defesa de Lula e agenda para hoje julgamento de recurso do ex-presidente

Frente do prédio do STJ

Embora tenha se encontrado no final da tarde de ontem com o relator do recurso do ex-presidente Lula ao STJ, a defesa de Lula foi surpreendida com a decisão de o recurso ir a julgamento hoje, a partir das 14h, com direito a transmissão pelo canal do YouTube do STJ.

O julgamento é aquele que pode levar até a uma anulação total do sentença do caso do tríplex (caso extremo, mas o justo, pois não há provas e o crime é por fator indeterminado...) ou, no mínimo, a uma diminuição da pena, que levaria Lula à prisão domiciliar.

A defesa quer adiar o julgamento.
“Nós da defesa do ex-presidente Lula não fomos intimados da realização do julgamento e tampouco recebemos qualquer informação nas diligências que realizamos ontem [segunda-feira] ao longo do dia no tribunal [STJ]. Houve um comunicado à imprensa no final do dia. Isso não me parece adequado diante da garantia constitucional da ampla defesa e das nossas prerrogativas profissionais”, diz Zanin.  [Fonte: Folha]

Como vem ocorrendo desde o início com a perseguição judicial a Lula, a Justiça acelera ou desacelera o processo, sempre em prejuízo de Lula e sua defesa.
No recurso, os advogados de Lula alegam novamente violação das regras de competência e imparcialidade do juízo sentenciante e dos procuradores da República que atuaram no caso. Também são alegadas como teses defensivas a condenação fundada exclusivamente em depoimento do empresário Léo Pinheiro, da OAS, e a inexistência de vantagem indevida recebida pelo ex-presidente, o que caracterizaria a hipótese de crime impossível.
A defesa pede, entre outras coisas, a anulação ou reforma do acórdão condenatório do TRF4, com o reconhecimento das nulidades processuais, ou a absolvição de Lula por injusta condenação. De forma subsidiária, pede o redimensionamento da pena do ex-presidente, com a sua fixação no mínimo legal. [Fonte: STJ]


Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello