Como a Globo manipula a notícia. Em matéria sobre manobra de Moro com procuradores, JN esconde o principal

Print reportagem JN

Na edição do Jornal Nacional de ontem foi possível assistir a uma aula de como o jornalismo da Globo manipula uma matéria, exibindo o acessório e escondendo o principal.

Na reportagem sobre a influência de Moro sobre os procuradores e, portanto, sobre os rumos da Lava Jato na direção da condenação de Lula, que mostramos aqui ontem, o JN contou a parte da história em que Moro criticava a procuradora, em contradição com o depoimento que prestara no Senado, contou da reação dos procuradores à crítica de Moro, mas escondeu os fatos principais:
  1. Que o tempo todo os procuradores Deltan Dallagnol e Carlos Fernando sabiam que estavam fazendo algo ilegal, por isso faziam questão de reforçar um pedido de sigilo sobre as mensagens e a necessidade de apagá-las ao final (o que, sabemos hoje, Dallagnol não fez). Isso o JN não mostrou
  2. E o mais importante: a procuradora criticada por Moro foi afastada e não participou da audiência de Lula, para atender sugestão de Moro, que a considerou fraca para a audiência, principalmente a do Lula, como entendeu bem o procurador Carlos Fernando ("No do Lula não podemos deixar acontecer") [imagem].
Esses fatos são determinantes para mostrar que, ao contrário do que afirmou aos senadores, Moro influenciou, sim, nos rumos do processo da Lava Jato contra Lula, orientando e interferindo no trabalho dos procuradores.

Miau, Globo - disse o rabo de fora.



Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem popups de propaganda



Leia também:
Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello