Estão sendo julgados neste instante no STF 2 HCs que podem trazer liberdade a Lula ainda hoje. Mesmo que provisória

Lula nos braços do povo

A divulgação das conversas nada republicanas do ex-juiz e atual ministro de Bolsonaro Sérgio Moro, mais o caos gerado pelo governo tresloucado, levaram a "balbúrdia" ao Supremo.

Desde ontem, o julgamento que poderia levar à liberdade de Lula entrou e saiu da pauta algumas vezes, ora por culpa de Cármen, ora de Gilmar.

No inicio do dia de hoje o que estava determinado é que Gilmar teria pego o processo de volta, ou nem o teria colocado para votação.

Mas, ao começar a reunião da 2ª Turma, o ministro Gilmar Mendes fez uma jogada para que o caso fosse a julgamento: pediu que fosse concedida liberdade provisória a Lula até que o caso fosse julgado, caso não o fosse hoje, alegando o que diz a lei e que a ministra Cármen (presidente da Turma) defendeu em sua nota de ontem. Idade de Lula, prisão etc.

A ministra Cármen então resolveu botar os HCs em votação. São dois e o presidente Lula pode ser libertado a partir deles.

No entanto, ainda que não se consiga chegar a um consenso e não dê tempo para que sejam julgados hoje, a liberdade provisória voltará à pauta para uma decisão da Turma, que pode assim permitir a liberdade de Lula até que os HCs sejam definitivamente julgados, após a volta das férias do STF, que começam na semana que vem e vão até agosto.

Ou seja: no caos em que está o país, até a liberdade de Lula em pleno golpe virou uma variável possível, o que seria impensável até ontem.



Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem popups de propaganda



Leia também:
Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello