Um Oscar para 'Democracia em Vertigem' está no horizonte dos principais jornais do mundo

Cartaz do filme Democracia em Vertigem

Em sua coluna na Folha, o jornalista Nelson de Sá mostra que a excelente receptividade do documentário "Democracia em Vertigem" (The Edge Of Democracy, no exterior) pode ser indício de Oscar.

O filme, narrado por sua diretora e idealizadora, Petra Costa, mostra a queda do Brasil numa vertigem, da democracia de 2013 ao governo autoritário e neofascista de Bolsonaro em 2019.

O filme “poderoso mostra a descida” do país até Jair Bolsonaro “e o desgaste de seu tecido democrático”, destacou o Guardian. No título do Vox, “traça a inclinação escorregadia da democracia até o governo autoritário”. Logo abaixo, “É um filme de terror”.
A Variety, publicação de referência em Hollywood, afirmou no enunciado de sua resenha que o “documentário angustiado e montado com arte” apresenta um Brasil em “retrocesso sinistro na direção da extrema direita”.
Antes, no festival de Sundance, outro veículo da indústria de cinema, Hollywood Reporter, alertou que ele atingia um nervo global: “Ajuste os detalhes e a linguagem um pouco, e ele está falando para muitos ao redor do mundo”.
Tanto que o IndieWire, outro veículo da indústria, fez um primeiro levantamento das previsões para o Oscar de documentário e já o incluiu. O site descreve o filme como “um olhar assustador sobre os princípios de uma ditadura de extrema direita”.
Democracia em Vertigem está no Netflix.

Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem popups de propaganda



Leia também:
Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello