El País faz investigação sobre mensagens da Vaza Jato e confirma: É tudo verdade

Shakespeare sobre a verdade


O espanhol El País, um dos principais jornais do mundo, resolveu fazer o que boa parte de seus irmãos brasileiros não faz: reportagem.
Há uma máxima no jornalismo: "se alguém diz que está chovendo, e outra pessoa diz que não está, não é trabalho do jornalista citar as duas, é ir olhar lá fora".
Foi o que fez o El País. A repórter Regiane Oliveira procurou uma pessoa que se dispusesse a abrir sua parte dos arquivos vazados, e encontrou.

Um informante, que a reportagem não dá dicas sobre quem seja, mas que provavelmente é um dos procuradores insatisfeitos com o rumo que Moro e procuradores da Lava Jato tomaram, resolveu abrir seus arquivos para a repórter.
Com o auxílio de uma fonte externa ao The Intercept, que prefere preservar sua identidade, tivemos acesso a parte de um arquivo de mensagens de um dos chats mencionados nas reportagens e comparamos seu conteúdo com o material disponibilizado pelo site. O conteúdo é idêntico. À parte imagens, que não estavam disponíveis nos documentos consultados, as informações são as mesmas em ambos os chats e mostram o dia a dia de conversas de trabalho entre procuradores, assessores de imprensa e jornalistas. A partir deste material, identificamos outras conversas com potencial de verificação.
Inclusive, mensagens do EL PAÍS com pedidos de informações enviados à Lava Jato puderam ser identificadas.
Além dessa nova fonte do El País, outros dois procuradores e mais as reportagens da Folha, Veja e Band confirmam a veracidade das mensagens.[Fonte: El País]
Certamente outros procuradores e participantes dos chats vão aparecer. Um dia, quem sabe, a fonte primária do The Intercept Brasil também dê as caras. Porque se ela abriu os arquivos foi para denunciar a podridão que se escondia na lavanderia de imagens da Lava Jato. Talvez em algum momento resolva desmascará-los em público.



Siga o Blog do Mello no Twitter: @blogdomello  No Instagram: @blogdomello


Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem popups de propaganda




Leia também:
Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello