Sábado com Cinema. Sessão dupla: 'Di' e 'Deus e o Diabo na Terra do Sol' de Glauber Rocha


No Sábado com Cinema no Blog do Mello, dois filmes de Glauber Rocha. "Di, de Glauber" e "Deus e o Diabo na Terra do Sol".

Deus e o Diabo é hoje um clássico do cinema mundial, adorado por, entre outros, Martin Scorcese. Foi indicado na seleção dos Melhores Filmes do Festival de Cannes de 1964.

Di, é um curta de 1976. Polêmico e genial, como quase tudo o que Glauber produziu no cinema, o Di tem uma história que envolve meio que por acaso o Blog do Mello.

Conto.  O filme Di tem imagens feitas no velório do grande pintor Di Cavalcanti e a família do pintor proibiu o filme, que teve apenas algumas exibições e depois ficou na geladeira.
- Era dia do aniversário de Glauber. Lembrei-me dele e do filme ["Di Cavalcanti Di Glauber"], de que gosto muito, e que há muito não assistia. Fui ao site do Tempo Glauber e o filme estava lá, como ainda está.

Foi exatamente isso o que aconteceu e contei ao repórter Lúcio Flávio, do Correio Braziliense, que me entrevistou sobre o assunto. Imediatamente comecei a receber comentários via e-mail e por telefone. Gente que, como eu, gostava do filme e não o assistia há tempos.
Em seguida, Elio Gaspari falou do filme e do blog em sua coluna, e a coisa se espalhou. Até hoje ainda recebo pedidos de informação sobre o site e o filme.(...)
Di de Glauber
 
No mês do 68° ano do nascimento de Glauber Rocha, o blogueiro Antonio Mello (blogdomello.blogspot.com) [repare que Gaspari linkou o blog, coisa que infelizmente não se vê na mídia corporativa] botou na internet o genial documentário de 20 minutos que o cineasta rodou no funeral do pintor Di Cavalcanti, em 1976.

A peça delirante e ególatra de Glauber foi censurada por iniciativa da família de Di. Muito provavelmente o desconforto se deveu à filmagem do rosto macerado do pintor no caixão, cena realmente chocante.

A qualidade do vídeo não é grande coisa [é que o arquivo era em extensão wmv com tamanho 320 por 240...] mas, mesmo assim, mostra uma das obras mais representativas da cabeça de Glauber.

O cineasta baiano morreu em 1981, aos 42 anos. [Coluna do Gaspari de 18 de março de 2007]

Aliás, na reportagem de Lúcio Flávio, publicada no Correio Braziliense e no Diário Catarinense, João Rocha, que é sobrinho de Glauber e diretor de relações institucionais do Templo Glauber, afirma que já foram feitos milhares de downloads do Di.

Nessa mesma reportagem ficamos sabendo também que após 30 anos o filme está finalmente liberado, o que não deixa de ser mais uma prova do poder da internet:

- A família do Di, ciente de tudo, se calou diante da situação. A reportagem tentou contatos com a família do pintor, sem sucesso. Segundo a secretária particular de Elizabeth Di Cavalcanti, a família encara como encerrado o episódio sobre o filme, não pronunciando qualquer nota.
Vamos então aos filmes de hoje. Curtam.





Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.