As vaias a Lula na festa do PAN. Que se faça justiça a César Maia


Agora já não é mais tão importante saber se verdadeiramente o ex-prefeito do Rio, ainda no exercício do cargo, César Maia, é o responsável pela encenação que culminou com a vaia recebida pelo presidente Lula na cerimônia de abertura do PAN do Rio.

Tudo indica que sim. É como na história do porco e da feijoada. A vaia tem estilo de César, palavras de César, dedo de César. Ou é César ou feijoada. E a percepção popular – pelo menos aqui no Rio – é de que foi uma armação de César Maia.

Não é a primeira vez que CM se vê envolvido com episódios desse tipo. Houve o arrastão na orla, durante uma campanha contra Benedita da Silva. Houve uma misteriosa greve geral ordenada por traficantes, durante uma outra campanha contra Benedita. Os boatos contra Sérgio Cabral, confessados por César em livro (Política é Ciência, onde também são narrados ataques a Cidinha Campos e Amaral Neto, numa mesma campanha). Tudo isso é o estilo César.

Só que dessa vez pegou mal, e o feitiço parece que virou contra o feiticeiro. Nas ruas do Rio, mesmo antilulistas criticam a atitude que atribuem a CM.

Tenho informações seguras de que Lula e Sérgio Cabral estão furiosos com ele. Lula, entre outras coisas, porque, afinal, o governo federal entrou com quase a metade da verba do PAN.

Cabral também não gostou da atitude de César, porque tudo o que quer é paz com Lula. O governador herdou um estado falido, não tem verba pra nada e tem sido socorrido pelo governo federal. Foi assim no metrô, no PAN, na absorção do Cheque-Cidadão pelo Bolsa Família... Sem contar 2010. Lula não pode se candidatar. Personalista, não quer ninguém do PT para lhe fazer sombra. O PMDB é o partido ideal. Pode lhe garantir um bom governo, votando o que lhe interessa, se puder ter um nome forte para sucedê-lo. Por que não Cabral?

As pesquisas de opinião mostram que a maior preocupação do brasileiro hoje é a segurança. O Rio – infelizmente para nós cariocas – é o estado símbolo da crise da segurança no país. Se Cabral – com a ajuda de Lula – conseguir baixar os índices de violência no Rio para níveis aceitáveis, será um candidato fortíssimo em 2010.

Por isso, a vaia só servia a César. Que queria, como declarou em entrevistas, que o presidente não viesse ao Rio para o PAN. Insiste até para que não o faça novamente. O objetivo dele é um só: faturar o PAN sozinho, como já fez no programa gratuito do DEM, em rede de TV.

Talvez, num primeiro momento, apenas para ajudar o lançamento da candidatura de seu filho Rodrigo Maia à prefeitura de Niterói no ano que vem, como mostram os panfletos distribuídos largamente na cerimônia do PAN (veja foto que ilustra postagem, que reproduz trecho de uma página do jornal O Dia de ontem. Embora afirmem que o panfleto é de Indio da Costa, reparem que o destaque na foto é para o filho de César).

Mas o tiro saiu pela culatra. A seção de Cartas de O Globo de ontem mostrou isso. Cartas a favor das vaias. Cartas contra as vaias. Quase meio a meio, num jornal nitidamente antiLula. Isso mostra que dessa vez César Maia pode acabar como vilão na história. E Lula, mais uma vez, como vítima.

Eu, que já externei aqui minha opinião sobre CM numa postagem de final de ano, espero que finalmente lhe seja feita justiça.

Mas que essa sentença caia apenas sobre CM, e não sobre nossa cidade, já tão maltratada por ele.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail