Peugeot explora acidente da TAM com mais de 200 mortos para vender marca

Há exatamente uma semana, fiz uma postagem aqui, Retirada de propaganda do carro é só propaganda, em que afirmava que a Peugeot estava fazendo marketing viral, quando espalhava que o governo mandou retirar do ar propaganda que brincava com a frase da ministra Marta Suplicy, “relaxa e goza”.

Na ocasião, não disse a marca do carro, porque isso era exatamente o que eles queriam. Mas hoje eu falo da Peugeot, porque dessa vez eles não querem que se denuncie a vergonhosa, ignominiosa utilização do acidente da TAM para vender sua marca.

Está lá na Meio & Mensagem de 18 de julho a seguinte informação (os destaques são meus):

"Em razão do trágico acidente aéreo ocorrido terça-feira, dia 17, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a Peugeot do Brasil e a Euro RSCG Brasil decidiram retirar do ar hoje a campanha de varejo da marca, que chamava a atenção para o problema da crise aérea brasileira. Consternados com a tragédia e em respeito às vítimas do acidente e seus familiares, as empresas preparam uma nova campanha, que deve entrar em veiculação nesta quinta-feira, dia 19".

É mentira! Eles veicularam anteriormente que o comercial sairia do ar por causa de supostas pressões do governo Lula, como demonstra reportagem de O Globo de 17 de julho (grifos e comentários são meus)

A Peugeot retirou do ar sua nova campanha publicitária, que usava como mote a crise aérea e a famosa frase “relaxa e goza”, da ministra do Turismo, Marta Suplicy. Longe de seguir apenas critérios comerciais, segundo executivos da montadora, a decisão saiu sexta-feira [13 de julho, portanto, quatro dias antes do acidente com o Airbus da TAM] após a direção da fabricante de veículos ter sofrido pressão do governo, que se disse insatisfeito com a exposição negativa da ministra.

Os pitblogueiros em seus pitblogs e a mídia antiLula em geral deitaram e rolaram com a tal censura. Faziam papel de bobo, como alertei na postagem que fiz:

O que me diverte é que os antiLula estão fazendo propaganda de carro, quando pensam que estão atacando o governo. E com que alegria eles são manipulados!

Agora estão vendo que, como no título de minha postagem, a retirada de propaganda do carro era só propaganda. Assim como a suposta consternação e o suposto respeito às vítimas divulgados na nota de Peugeot são apenas uma manipulação barata da dor dos outros, com o mesmo objetivo: valorizar a marca. A decisão de retirar o comercial do ar havia sido tomada quatro dias antes do acidente.

No caso da brincadeira com Marta, foi oportunidade. Com o acidente da TAM, oportunismo.

Como castigo, espalhem esta mensagem pela rede e usem agora o marketing viral contra a Peugeot.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail