sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

O Alerta Amarelo de Eliane Cantanhêde


O Eduardo Guimarães, em seu Blog Cidadania, abriu para a jornalista da Folha Eliane Cantanhêde o que a Folha negou a ele: espaço.

Cantanhêde diz que vem sofrendo violentos ataques, desde que escreveu uma coluna alarmista na Folha, anunciando uma iminente epidemia de febre amarela. Disse que não queria espalhar o pânico, apenas fazer um alerta.

Mas basta ler os dois primeiros parágrafos do texto de Cantanhêde (chamado Alerta Amarelo!), que originou toda a celeuma, para a argumentação dela rolar ladeira abaixo: [o grifo é meu]

Com sua licença, vou usar este espaço para fazer um apelo para você que mora no Brasil, não importa onde: vacine-se contra a febre amarela! Não deixe para amanhã, depois, semana que vem... Vacine-se logo!

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus e pode ser fatal. Hoje mesmo (terça, 08/01), morreu um homem de 38 anos em Brasília, plena capital da República, com febre alta, dores musculares, náuseas e vômitos. Possivelmente, foi vítima da doença. O alerta nem é mais amarelo, já é vermelho. E a vacina é altamente eficaz. Tomou, está livre da doença. (A íntegra do texto está aqui)

Mandar todo mundo se vacinar porque um homem morreu possivelmente vítima da doença, dona Cantanhêde... Como diria o falecido Bussunda, Fala sério!...

Fico imaginando qual seria a reação da colunista da Folha, caso o morto de Brasília tivesse realmente (e não apenas possivelmente) sido vítima da doença.

Ela atearia fogo às vestes? Incendiaria o Planalto, como uma Nera hodierna? Pediria o impeachment de Lula?

Qual a sua opinião, meu arguto leitor, minha sagaz leitora? Terá alguma raiz freudiana a reação histérica de Cantanhêde ante a picadura do mosquito? É coisa do demo? Ou só tucanagem?

Leia também:

» Eles dizem defender a democracia, mas adoram um golpe

» Mais uma vez Folha escreve hoje o desmentido de amanhã

» Exposta a doses maciças de informações manipuladas pela ‘grande imprensa’, parte dos brasileiros vive do ódio, do preconceito e do ressentimento

» Agenda-setting. A grande mídia não quer informar, mas enformar

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Essa imprensa sequer tem noção do que o clima de pânico pode causar...

    ResponderExcluir
  2. Mello,
    sem dúvida é coisa de irresponsável.
    Será que essa turma não têm consciência, será que pra eles é normal fazer uma barbaridade dessas e continuar dormindo tranquilamente?
    Mello, quando você acha que estaremos livres dessa corja, que dia-a-dia perde a credibilidade com seu jornalismo de esgoto?

    ResponderExcluir
  3. Stanley Burburinho18.1.08

    É irresponsabilidade, falta de isenção de ânimo e vontade desenfreada de recolocar o PSDB no poder. Todos sabemos que o marido dela é dono da GW empresa que faz as campanhas políticas do PSDB.

    Além do que disse acima, falta à Sra. Dona Catanhêde o conhecimento preciso do significado das palavras:

    seria EVIDENTE e estaríamos com a CERTEZA se a causa da morte da pessoa em Brasília fosse causada pela febre amarela;

    se a causa da morte da pessoa em Brasília fosse PROVAVELMENTE causada pela febre amarela, então, estaríamos no estado de OPINIÃO;

    se a causa da morte da pessoa em Brasília fosse DESCONHECIDA, então, estaríamos no estado de IGNORÂNCIA;

    se a causa da morte da pessoa em Brasília fosse POSSIVELMENTE (foi essa palavra que a Sra. usou na sua coluna) causada pela febre amarela, então, estaríamos no estado de DÚVIDA. Sendo assim, a Sra. foi muito irresponsável em publicar o que publicou quando a Sra. tinha dúvida sobre a real causa da morte da pessoa.

    Na próxima vez, para não ficar, supostamente lamentando, pense antes de escrever, se é que a Sra. não quis, realmente, escrever o que escreveu.

    ResponderExcluir
  4. Maurício Bittencourt18.1.08

    Mello e leitores, é só tucanagem... Na dúvida, o pessoal mostra o cinismo e a sutil omissão criminosa da tucanada. Pessoalmente acho esse tipo de sonsice pior q os caras do DEMentes, q pelo menos são descaradamente direitistas e conservadores.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18.1.08

    É parece que a moça fica histérica quando vê uma picadura causando moléstia nos outros. Quem sabem não está faltando uma picadura na vida dela?!?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo29.1.08

    Djalma
    Oi Melo.Na falta de que fazer, tomei um plasil e liguei no Manhattan Conection. Que beleza, ver nossos patrícios dando um 'show' de jornalismo lá nos states. Como estes caras entendem as mutretas lá do tio sam. O mais bacana mesmo foi ver o diogo mãedinardi fazer previsões eleitorais. A Hilary ganha com um pé nas costas, segundo ele. Realmente este cara é pho... Sabe tudo, entende de política e economia internacional pra cará...Baseado nas informações dele já apostei uma caixinha de latas na vitória da corna mansa. Desta vez desconto aquela que perdi quando acreditei nele quando previu a derrota do Lula. Pois é Mello, vou chamar você para tomar meia duzia das doze que coloacar na geladeira e mandar um e-mail de agradecimento para o mãedinardi.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4.4.08

    Entre tantos avanços do governo Lula, a queda de credibilidade na imprensa, devido a picaretas que compraram o diploma e agora se vendem a daniel dantas e outros tubarões da mídia, é um efeito indireto, deliciosa de se assistir. Os 11 por cento de fascistas que querem a queda do Lula acham que pobre vota em Lula pq não lê jornal e não tem acesso a imprensa...picadura neles

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.