quinta-feira, 20 de março de 2008

Afinal, o Blog do Mello deve ou não ficar fora do Ibest?


Preciso da ajuda de vocês, leitores. O boicote ao IG parece que foi bem recebido por todos, mas a retirada do Blog do Mello do prêmio Ibest, não. Embora eu desde o início tenha afirmado que ambos os boicotes não eram definitivos, mas aconteceriam enquanto o IG não liberasse o material do PH e apresentasse aos leitores uma satisfação - como até o próprio Ombudsman do portal defende – há quem critique a decisão de abandonar o Ibest.

Selecionei dois comentários entre os publicados, e aguardo os comentários de vocês:

A favor:

M. Iack disse...

Cara, Estou orgulhosa pela sua atitude. Você, o Mino e o Azenha realmente fazem com que a gente fique esperançosa de que as coisas podem ser modificadas...

raimundo disse...

Mello,

Você enche de orgulho o seu público. Por isso, resolvi enviar-lhe também a mensagem que mandei para outros profissionais da sua estatura. Veja o texto.

Caro Nassif,

O texto abaixo refere-se a um e-mail que mandei para o Mino Carta. Como você verá, seu nome está entre aqueles que considero dignificam a expressão jornalismo. Por isso entendi que você merecia saber o nosso sentimento em relação a saída de PHA do IG.
Claro não é isso a nossa repulsa c/ o IG.

Parabéns, Mino Carta, eu já esperava isso de sua parte. Você, o Paulo Henrique, o Nassif, o Anon, o Azenha, o Mello, o Mauro Santayanna e tantos outros de igual estirpe são os exemplos de profissionais que merecem a denominação de jornalista. Não desistam, o público de vocês aumenta a cada dia. Aqui em Vitória o Jornal A gazeta, um tentáculo da Globo, chegou a fazer um editorial mencionando vocês como uma ameaça àquilo que ele entende como liberdade de imprensa. Pode parecer estranho, mais fiquei feliz, principalmente ao ver que muito amigos e colegas tiveram a mesma percepção, qual seja a de que vocês estão efetivamente se tornando uma alternativa para as pessoas que se recusam a confiar nas versões manipuladas pela imprensa patrocinadas por inconfessáveis interesses. Como vê, vocês, sem qualquer aparato econômico, já são identificados pela mídia nativa, como uma ameaça ao domínio das famílias que comandam a comunicação no país. Por isso, não desistam, pois nós vasculharemos toda a internet em busca de seus blogs e sites. Diga isso ao Paulo Henrique. Diga-lhe também que eu sei que ele não sabe andar de bicicleta. Desculpe-me, é só para descontrair, nesse momento triste.

Contra a saída do Ibest:

jafeol disse...

Eu concordo com as manifestações de apoio ao PHA, mas não concordo com a retirada dos blogues do prêmio Ibest. Afinal, vim aqui, conheci seu blog, li os posts, avaliei que o blog era bom, dei-me ao trabalho de ir ao site do Ibest e votar. Mas no fim, em uma decisão de apoio ao PHA (que leio, acho interessante, mas discordo de muita coisa), meu voto e apoio ao seu blog de nada valeram. O PHA já está escrevendo novamente e a retirada de blogs do prêmio Ibest já está servindo de piada para os blogueiros que ajudei a empurrar para baixo.

Fernando disse...

Mello,

Fiz um comentário para o Azenha nesse sentido:

Se vcs saírem do Prêmio, vai aumentar a votação relativa de cães de aluguel como o Reinaldo Azevedo.

Queiram ou não queiram o Prêmio tem visibilidade. Vc está crescendo. E ultima coisa q a blogesfera tah podendo desperdiçar é espaço pra divulgação.

Imagine, sair e aumentar as votações do Reinaldo a ponto de passar pelo Nassif.

Pior depois vai ser assistir ele fazendo discurso.

Pense nisso.

Abraço,

E então, o que você acha?

ATENÇÃO: Se você ler esta postagem em outro local que não este blog, sem o crédito para o Blog do Mello, é ROUBO.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

35 comentários:

  1. Preteri o IG (P.I.G.)20.3.08

    Mello, seu blog é ótimo, aliás excelente. Parabéns por ele e também pelo apoio/solidariedade ao PHA.
    Na minha opinião, o IG fez feio, muito feio. Não é só pela expulsão do Conversa Afiada, mas sobretudo pela forma como foi feita, pela agressão, na verdade uma censura política sim. O IBest é uma iniciativa do IG. Para que o IG sinta um pouco de incômodo com nossa reação à sua atitude, precisamos incomodá-lo de fato. Se for pouca coisa, estaremos apenas fazendo "cosquinha", eles tiram de letra. Tem que bater no fígado. Então, boicote é boicote, é geral. Se não seria como chamar um boicote aos produtos e empresas espanhóis, "menos ao azeite, que é muito bom"... não faz sentido. Não existe meio boicote. O IG tem que perder contas de e-mail, acessos, etc, e o iBest é um desses "produtos" na lista dos boicotáveis. Quem colocou ele na lista foi o próprio IG, com sua atitude desrespeitosa aos internautas e à diversidade de opiniões (portanto, à democracia).

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20.3.08

    Eu já votei faz tempo. Pra mim não faz diferença.
    O ideal seria deixar que o pessoal votar e, na noite da premiação, boicotar o evento, ou então fazer manifestações inflamadas no púpito.
    Por isso gostaria de continuar como esta. Se ganhar, lasca pau neles na premiação.
    Aproveitar a exposição é importante.

    ResponderExcluir
  3. ademar prado20.3.08

    Mello, acato sua preocupação com seus leitores e aprovo a continuidade dos blogs na disputa do ibest e mais,
    sugiro que coloquem na disputa , para mostrar a força de um novo tipo de cidadão e leitor que aparece no Brasil, o novo site do Paulo Henrique de Amorim.
    Abraços. Ademar Prado.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o argumento do risco de ter o Reinaldo Azevedo como ganhador é muito bom. Já imaginou? Se for pra ganhar do Reinaldinho eu digo que continue no prêmio.

    (será que depois disso tudo o blog do Azenha, do PH, ou o seu podem ganhar o prêmio? Seria meio indigesto pro pessoal do IG, não? Seria dar o braço a torcer, e PIG não tem cotovelo...)

    ResponderExcluir
  5. Anônimo20.3.08

    Por Cid Elias,

    Minha opinião é que deves retirar o Blog do Mello do ibest caso haja uma decisão conjunta dos blogs afins(não alinhados à imprensa grande) neste sentido. Por enquanto, salvo engano apenas o Rovai e o Azenha o fizeram. Como alguém já falou, querendo ou não, o Ibest tem visibilidade. Então, não havendo um boicote em bloco que DESMORALIZARIA a premiação, a retirada de alguns poucos, a exemplo do Azenha e do Rovai, beneficia quem? Os fascistóides tipo o rei nossacaixa2 e os demos.

    ResponderExcluir
  6. Gilvan Freitas20.3.08

    Mello, acho que você deve ficar de fora dessa palhaçada. O que o IG fez com Paulo Henrique Amorim não tem justificativa, foi um ato de censura covarde, nem na ditadura militar houve uma agressão à liberdade de expressão dessa envergadura.

    ResponderExcluir
  7. zztavares20.3.08

    Mello, votei no seu blog (e apenas nele) pelo agradável "conjunto da obra" que me proporciona. Devo dizer que não sabia que iBest = IG (só confirmei mesmo a suspeita com a leitura do comentário acima) e talvez muitos dos leitores não tenham clareza a respeito dessa releação, o que tira um pouco o sentido do seu gesto. Sendo assim, prefiro que vc prossiga concorrendo.

    ResponderExcluir
  8. Gabriel20.3.08

    Se é comigo, continuo no Ibest e caso premiado, recuso. E digo o por quê.

    ResponderExcluir
  9. Luis Hamilton20.3.08

    Mello,

    Quanto a sua participação no Ibest, acho que sua saída não vai fazer diferença. O boicote reduz o acesso e com isso diminui a publicidade deles; já o prêmio não muda nada. Se você ganhar, aceite e faça um belo discurso.

    Agora, seu blog, o do mino e alguns outros, bem que poderiam usar sua força para fazer uma outra campanha: para que o novo blog do PHA ganhe o premio. Ele já disse que não liga, que não quer, mas não se trata de premiá-lo (apesar de que seria justo também). O que se trata é de dar um belo tapa na cara do IG.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Tania Mendes20.3.08

    Mello, o prêmio é importante, essas coisas inventadas pela mídia e que acabam tendo destaque. Não é mal. Não precisa chegar a este ponto prá dar sua contribuição ao protesto contra a censura ao PHA. O prêmio dá visibildiade e acho que se bobearmos, vc nem se calssifica, o que seria péssimo. Vamos à luta, não retire candidatura, se não der, paciência. mas ficamos de pé.

    ResponderExcluir
  11. Crica20.3.08

    Sou contra a saída da competição.
    Um prêmio não compromete em absolutamente nada a solidariedade, o posicionamento político, a consciência de quem o recebe.
    Fosse assim, não estariam lá os ultra-direitistas que sempre chamaram o Ibest de reduto de petistas.
    Como disse o colega antes de mim, votamos, incentivamos outros a votar, comemoramos deixar a corvaiada pra trás e agora largamos a raia?
    Muitos blogs ficaram conhecidos através mesmo do prêmio para muita gente.
    São coisas totalmente distintas.
    E acho que vc deveria convencer o Azenha e o Rovai a voltar atrás em uma decisão tomada no calor dos nojentos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo20.3.08

    Chega de reclamar da PIG.Que a censura ao blog do Paulo Henrique Amorim sirva para acabar com as vaidades entre os blogueiros de esquerda e ESTIMULAR a CRIAÇÃO DE MILHARES DE BLOGS INDIVIDUAIS, ligados BLOGS–POLO e a um GRANDE PORTAL NACIONAL DE IMPRENSA NÃO CONTROLADA pela “grande mídia”. A idéia é que cada sujeito com consciência social tenha seu blog individual, que seja visitado por seus amigos, parentes e colegas. Esses milhares de blogs estarão ligados a vários BLOGS POLO, que teriam seus endereços divulgados intensamente, servindo de porta de entrada à blogosfera, como alternativa à grande mídia privada de massas. Esses endereços seriam divulgados por pixações sobre out-doors ou em outdoors pagos, em faixas abertas em jogos de futebol, em cartazes xérox em postes, em pequenos adesivos para fixar em ônibus e em banheiros públicos e outros meios de “guerrilha publicitária”. Um Portal Nacional da Mídia Democrática agrupará os BLOG POLO dos Estados e estes os blogs individuais.

    ResponderExcluir
  13. Ricardo VCP20.3.08

    Como prometi num comentário no lá no Nassif, já troquei o provedor Brturbo por outro.

    Só estou aguardando o fim de semana pra configurar o modem.

    Também já excluí todos os sites relacionados ao IG, inclusive o do Nassif, enquanto ele permanecer liago ao IG...

    Quanto ao premio Ibest, é a mesma coisa que o título do Schumacher depois que o Rubinho praticamente parou para ele ultrapassar, ou o título do meu Botafogo, no campeonato brasileiro em 1995, que sempre me jogam na cara que foi roubado, então... Não vale m... nenhuma!

    ResponderExcluir
  14. alexandre20.3.08

    os caras pegam o blog q se encontra em primeiro lugar e fazem essa m. alegando falta de audiência.Eles ,desta forma,assassinAM a credibilidade do ibest.De forma q tanto faz boicotar ou não.O blog do nassif eu acho q não deve ser boicotado.E o de carta capital talvez fique no ig também.Acho importante mostrar presses IGnominiosos quem é qtem audi~encia e quem é que está perdendo audiência.O resto do ig eu já boicotava mesmo sem saber,parece q só tem porcaria e o blog do Zedirceu é uma pasmaceira mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo20.3.08

    Cid Elias diz,

    Anônimo, que o caso do PHA sirva pra "acabar com as vaidades dos blogueiros de esquerda"? Que papo é este? Em primeiro lugar, quem te disse que o ConversAfiada era "de esquerda"? Foi o PHA que obrigou o pig a "descobrir" o serracard, entre outros furos importantes postados por ele. Alguém tinha e tem que revelar quem é o serrassuga, o que ele (não) faz, como a mídia BLINDA o presidente eleito, etc. O PHA se propos a fazer isto, e faz bem feito, não inventa, não distorce, não amacia, aliás, não amacia nem com os petistas, basta ver um de seus últimos artigos ainda no IG, onde ele desceu o sarrafo nos petistas comparando-os aos udenistas. Portanto, esse papo de que foi bom pra acabar com "vaidades" de esquerdistas, é capenga, meu...

    ResponderExcluir
  16. Acho que deve sair para deslegitimar o prêmio e mesmo se o Reinaldo ganhar o que valerá?
    Mas não deve ser saida silenciosa, tem de ser um comunicado oficial, tentar publicar em tudo que é canto a decisão de todos os blogueiros bem colocados que resolveram sair.
    Outra coisa há muitos sites interessantes em outras categorias que sequer aparecem no IBEST eu tenho sérias críticas ao modo como se dá a escolhas dos sites, fico pensando em sites que discute negritude, gênero, museus culturais ou um portal maravilhoso como o Isa que nem tem espaço por ali... Sinceramente nunca dei esse peso todo a o IBEST.

    ResponderExcluir
  17. Caro Mello,

    Considero muito bom o seu blogue, mas ultimamente estou indignado com o uso indevido da palavra "roubo" no aviso:

    ``ATENÇÃO: Se você ler esta postagem em outro local que não este blog, sem o crédito para o Blog do Mello, é ROUBO.''

    "Roubo" de bens imateriais é expressão de lavagem cerebral capitalista. Ver isto.

    ResponderExcluir
  18. Teresinha Carpes21.3.08

    Continues com o Blog no IBEST,por favor,era só o que faltava,nós deixarmos,os coturnos enlameados,nos passar!Sou contra a saida do IBEST,do Mino Carta e do Amorim e do AZENHA!Pensar em tirar os Blogs de esquerda do prêmio IBEST,é ficar impassível,parado enquanto os escorpiões,nos vem picar...Avante Mello

    ResponderExcluir
  19. lukas21.3.08

    Estou com o Gabriel. Já recebi 6 prêmios de "Cartunista do Ano" em 22 anos de carreira. Nunca fui pegar. Pura picaretagem, mas não pude falar nada. Já, você, Mello, fique na disputa, leve o prêmio (que pra mim é uma bobagem) e depois detone com os caras (IG) em seu blog.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Uia. Tava esquecendo: consegui colocar o vídeo do Di no meu blog.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Ruy Barbosa Maciel21.3.08

    Sai fora desta m... de ibest!!!! Esta joça me faz lembrar estes concursinhos de calouros que servem para imbecilizar o povo brasileiro, usando a tv é lógico.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo21.3.08

    O Fernando tem razão.
    É bem melhor passar os cães de aluguel na votação. Isso desmoraliza atitudes como a do IG e desmente seus motivos para demitir o PHA, por exemplo.

    ResponderExcluir
  22. Acho que devemos adotar um boicote geral. Não é um portal que mereça ser acessado.Quem tiver um mínimo de decência e estiver hospedado lá deveria sair.

    ResponderExcluir
  23. Se todos esses blogs saírem da disputa, inclusive o Conversa Afiada (que lídera em uma categoria) e o blog do Mino, vai ser um prato cheio para os blogs como do Reinaldo Azevedo crescerem na votação e outros blogs aliados ao dele ficarem nas primeiras posições. Se os blogs continuarem na disputa, vai ser uma prova ao iG e a direitona que eles cometeram um grande equivoco com o PHA e que não vamos nos calar aos jornalões, revistas e Globo que tentam impor suas "verdades".

    ResponderExcluir
  24. Rogerio Goulart21.3.08

    Mello, na boa, sai logo desse IG. Nessas horas o que vale é a solidariedade. O que que vale esse prêmio ? Deixa a besta do Reinaldo ganhar. Eu tb votei em voce e em outros blogs, mas agora aquilo pra mim não vale mais nada. Toda vez que eu ver IG na tela vou deletar. Nunca mais acesso aquele lixo !
    Grande abraço e boa sorte !

    ResponderExcluir
  25. Mello, na hora que as coisas acontecem a vontade é rebelde e se quer mesmo é chutar o pau da barraca. Mas, agora, pensando com calma, a permanência no iBest pode ser uma forma de dar uma resposta mais eficiente usando os próprios meios deles, não achas?

    ResponderExcluir
  26. Ricardo Lima21.3.08

    Saia sim! Este concurso só faz alimentar a mídia calhorda. Parabéns pelos posts. Ricardo Lima

    ResponderExcluir
  27. Nonato21.3.08

    Acredito q o ibest sendo do IG (ou que fosse de qualquer outro ator na mídia internet) não tem, ou pelo menos, não deveria ter muito valor enquanto prêmio, portanto acho que deve sim ser boicotado.

    ResponderExcluir
  28. Luiz Carlos Bernascki21.3.08

    Prezado Mello. As pessoas sérias pautam a sua vida por princípios e princípios não são negociáveis. Ao dispensar Paulo Henrique Amorim o IG, da maneira como o fez, tomou uma atitude fascista, incompatível portanto com os princípios democráticos. Foi aberto um precedente perigoso, anti-democrático. É importantíssmo saber se a direção do IG foi pressionada por agente(s) externo(s)e identificá-los ou se partiu da própria. Também é importante ter bem claro que houve uma atitude fascista e mentirosa. Ontem foi o PHA e amanhã poderá ser o Nassif ou qualquer outro vinculado ao IG. Ontem foi o IG, amanhã será outro provedor. Cabe aos democratas encontrar formas de reagir e dar um basta. Com relação aos votos, penso que não se pode desvincular o IG do Ibest. O cérebro é inseparável do corpo. Temos que ser fiéis aos nossos princípios. Respeito é algo que conquistamos pela prática dos nossos princípios. Qualquer decisão que vc tomar agradará uns e desagradará outros, mas e vc como se sentirá se agir em desacordo com o que dita a tua consciência? Abraço

    ResponderExcluir
  29. Teresinha Carpes22.3.08

    Mello,vc deve descunfiar,das pessôas que pedem prá vc sair,não cai nesta esparrela,é gente da escumalha,dos tucanalhas e Demos,êles querem passar de qualquer jeito,vem aqui vestidos de ovelhinhas,e por baixo tem uns lôbos!

    ResponderExcluir
  30. M. Iack22.3.08

    Participando ou não, continuarei a ler seu blog que é MUITO BOM....

    ResponderExcluir
  31. Mello, eu não concorro ao IBest, fiz selo contra o prêmio. Mas, agora de cabeça fria e pensando politicamente, acho que você e outros blogs e sites de esquerda que concorrem deveriam continuar. Até mesmo para mostrar as contradições do IG, como a do Conversa Afinal liderar em sua categoria, enquanto foi justificado pelo IG que ele não dava audiência. Ou mesmo para impedir que notórios blogs de direita tenham algum motivo para comemorar. Mas continuo não dando valor ao prêmio. Não gosto da concorrência entre blogs alternativos à grande mídia. O que desejo mesmo, e gostaria de estar presente, é na criação de um grande movimento destes blogs, talvez apontados em um grande portal, com ações unitárias que ajudem a ampliar a nossa voz. Não tenho idéias prontas, mas estou disponível para trabalhar por esta idéia.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia a todos.
    Caro Mello,compreendo as manifestações que sugerem a retirada do Blog de concorrer ao prêmio Ibest. Ao tempo em que, recomenda boicote ao portal IG, como demonstração de protesto justo.
    Entretanto, assentada a poeira da indignação provocada pela atitude autoritária dos “donos” do IG contra o jornalista PHA, acho mais eficaz permanecermos na trincheira dando combate permanente aos fariseus defensores hipócritas da “liberdade de expressão” apenas quando convém a seus (lá deles) interesses.
    Reafirmo entender a ira provocada por tal medida unilateral e desrespeitosa também com os leitores, ira, com a qual comungo. Todavia, prefiro derrota-los no próprio quintal. Meu voto é pra não desistir.
    Abraços. Orlando

    ResponderExcluir
  33. Caro Melo! Tenho apenas uma pergunta: Pra que serve mesmo o Prêmio Ibest? Se bem que muito antes dos acontecimentos em torno do PHA, eu já havia votado no seu blog.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  34. Anônimo24.3.08

    o WWW.POP.com.br é uma opção?
    É o outro provedor.

    ResponderExcluir
  35. Mello, a eleição já está correndo e os blogs independentes (ou quase) estão na frente. Retirar candidatura não terá efeito algum, a não ser - como você lembrou - dar vitória aos r.a. da vida. Continuem, ganhem (se possível) e preparem um discurso demolidor para a noite da premiação. Abraços! (LAP)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...