terça-feira, 18 de março de 2008

Massacre de My Lai fazia parte de Diretriz do exército americano


Há 40 anos, em 16 de março de 1968, tropas americanas dizimaram a população civil da província de My Lai, no Vietnam. Foram centenas de pessoas mortas, na grande maioria idosos, mulheres e crianças, naquele que ficou conhecido como o maior massacre da guerra do Vietnam.

O massacre que durou várias horas de caça a sobreviventes, só foi interrompido por iniciativa de um piloto de helicóptero, Hugh Thompson, Jr., que vendo do alto a matança e o assassinato de civis feridos, pousou o aparelho e ameaçou atirar com as metralhadoras de sua própria nave contra soldados americanos.

Em 1970, um grupo de soldados foi indiciado e tudo ficaria por isso mesmo, como uma ação louca de um batalhão americano, se não viessem à tona novos documentos que mostram que My Lai não foi um acidente, mas era uma estratégia do comando americano na guerra do Vietnam.

Os documentos mostram que o general William C. Westmoreland, comandante supremo das forças americanas nos Vietnam, através da Diretriz 525-3, deixava claro que se devia respeitar a população civil, desde que não estivesse em áreas consideradas bases do Vietcong – o que era o caso de My Lai.

Do grupo dos acusados pelo massacre de My Lai, apenas o tenente William Calley, comandante do pelotão responsável pelas mortes foi indiciado e julgado.

Condenado à prisão perpétua, Calley foi perdoado dois dias depois da divulgação da sentença pelo Presidente Richard Nixon, cumprindo uma pena alternativa de três anos e meio em prisão domiciliar na base militar de Fort Benning, na Geórgia.

Leia também:

» Vídeo: A guerra do Vietnam como você nunca viu

» Vídeo: Guerra do Vietnam - Chuva Tóxica, o Agente Laranja

» Músicas que os americanos usam para torturar prisioneiros

ATENÇÃO: Se você ler esta postagem em outro local que não este blog, sem o crédito para o Blog do Mello, é ROUBO.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Esse fato é uma síntese do modus operandi estadunidense.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.