segunda-feira, 10 de março de 2008

São a favor da tortura 42% dos brasileiros que ganham acima de R$ 2 mil e 40% dos que têm curso superior


É o que afirma Pesquisa sobre Valores e Atitudes da População Brasileira, realizada pelo Ibope e a agência Nova S/B e publicada ontem em O Globo.

Há vários outros aspectos da mesma pesquisa destacados na reportagem, mas que semelhantes a uma anterior do mesmo Ibope, de abril de 2006, chamada "Corrupção na Política: Eleitor Vítima ou Cúmplice", comentada aqui.

O cruzamento dos dados dessa pesquisa atual, em relação ao comportamento diante da tortura, é que produz resultados interessantes. Se 42% dos que ganham mais do que 5 salários mínimos apóiam a tortura, o índice cai para 19%, entre os que ganham menos de um salário mínimo. Porque, em geral, a tortura é aplicada nestes.

A pergunta da pesquisa não deixa dúvidas. Vou repeti-la, como está no questionário [o grifo é meu]:

No filme “Tropa de Elite”, sobre a forma de atuação do Bope no Rio de Janeiro, aparecem cenas em que os policiais forçam os suspeitos a darem informações através de algumas práticas violentas, consideradas tortura. Se fosse um policial combatendo o crime organizado, você provavelmente...

. Usaria práticas violentas para obter informações importantes de suspeitos, pois esse é o único método que funciona no país
. Nunca usaria práticas violentas contra suspeitos, a não ser para se defender, para não desrespeitar os direitos deles

A pesquisa mostra o tamanho dos “indignados úteis”, que defendem a tortura, e são freqüentadores dos pitblogs, ardorosos fãs de seus pitblogueiros (desmascarados por Nassif, em seu dossiê Veja, como penas de aluguel, moleques de recados alheios).

É a esse público que Veja se dirige, como afirmou seu presidente, Roberto Civita. Defendem a tortura policial, porque pensam que ela não os alcançará, e só quando são agredidos, como aconteceu recentemente com um juiz aqui no Rio, percebem o engano que cometem.

Quando 42% da elite financeira e 40% da elite educacional de um país defendem a tortura é sinal de que é chegado o momento de – como dizem as mulheres - repensar a relação.

A tortura é uma ignomínia, que não pode ser tolerada de forma alguma. Ainda mais a praticada pelo Estado, que, ao menos teoricamente, existe para defender os direitos do cidadão e promover a cidadania.

Para votar no Blog do Mello no Ibest clique aqui

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Anônimo10.3.08

    Mello,
    As pessoas respondem aquilo que o entrevistador quer que eleas respondam. No exemplo acima, há claro uso de eufemismo para apresentar a questão, além do mais, uma proposição que é considerada plausível por muitos foi apresentada, manipulando, de novo, o idiota sendo entrevistado.
    Se a pergunta fosse direta e reta:
    "Você é a favor da tortura?" Certamente esses números seriam bem menores.
    O que se vê é que na condição apresentada, ou seja, o filme tropa de elite, a tortura é aceita.
    Só serve pra mostrar como a comunicação pode tanto informar como manipular as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Mello,
    E o que diríamos sobre esses mesmos 42% serem contra os métodos das Farcs?
    Existe uma contradição clara.
    Vcê tem razão, são os indignados úteis.

    ResponderExcluir
  3. Giovan10.3.08

    isso prova o quanto as pesquisas estão erradas.
    na atual conjuntura brasileira é uma falácia dizer que a tortura é apoiada por grande parcela da população. Lembro-me de pesquisas recentes que diziam o contrário.
    Eu digo não à tortura e digo não a essas pesquisas. Falácias...

    ResponderExcluir
  4. Mello os dois primeiros comentaristas sintetizaram o que eu queria dizer a indução e a contradição oportunista dos que defendem a tortura e atacam as farc, perfeito.
    chamo a atenção pra diferença de sua abordagem a que saiu nos blogueiros da www.diretodaredação.com.br com o Claudio Lessa é de vomitar.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18.8.13

    Estou indignada com esse resultado. Assisti os filmes Tropa de Elite 1e 2 e fiquei indignada com as cenas de tortura policial. Tortura nunca. A polícia deve fazer a investigação com decência e profissionalismo e após confirmação do crime prender.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.