domingo, 25 de maio de 2008

Comunicado das FARC confirma morte de Marulanda


Em comunicado divulgado esta manhã, o Secretariado das FARC confirma a morte do mais antigo guerrilheiro do planeta, Manuel Marulanda Vélez:

Con inmenso pesar informamos que nuestro comandante en jefe Manuel Marulanda Vélez, murió el pasado 26 de marzo como consecuencia de un infarto cardíaco, en brazos de su compañera y rodeado de su guardia personal.” [leia a íntegra do comunicado aquí]

Isso é motivo de alegria para a mídia corporativa, que desde ontem estampa pelo mundo a manchete de que a morte de Marulanda (apresentado sempre como “o número um das FARC”) é um duro, talvez fatal, golpe para o grupo guerrilheiro.

Mas a coisa não é bem assim. Se Marulanda era um símbolo de resistência, seu estado de saúde não era lá nenhuma brastemp. Muito pelo contrário. Aos 79 anos, debilitado por uma grave enfermidade (dizem que um câncer de próstata), sua morte era esperada para qualquer momento.

Além do mais, as FARC há muito são comandadas por um colegiado, que, segundo a mesma nota que confirma a morte de Marulanda, já indicou seu substituto e a nova arrumação da cúpula guerrilheira.

Pessoalmente, não partilho desse otimismo midiático, quanto ao fim das FARC. A situação na Colômbia é bastante complicada. Ainda mais depois que o presidente equatoriano, Rafael Correa, já disse que não vai permitir a continuidade da base militar americana instalada naquele país. Sobra a Colômbia, o que vai acirrar ainda mais os ânimos por lá.

O que é uma pena. Como já disse aqui, sou contrário à forma de luta das FARC, gostaria que eles depusessem as armas. Mas sei que eles já fizeram isso há uns anos, com resultados para lá de catastróficos.

Também reconheço que para que isso aconteça os paramilitares deveriam ser presos, julgados e condenados, e o presidente Uribe também deveria perder seu cargo, conseguido mediante a compra de votos para aprovar a emenda que possibilitou sua reeleição (peraí, essa história de compra de votos para emenda da reeleição já conhecemos de outro lugar, não?)...

A meu ver, a esperança para que aconteçam mudanças na Colômbia depende menos das forças em disputa no país e mais da posição que vier a ser assumida pelo próximo presidente americano.

Leia também:

» O terrorismo de Bush, das FARC e da mídia corporativa

» Vídeo: 'Guerrilheira' - o treinamento de uma jovem para se transformar em guerrilheira das FARC

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Teresinha Carpes26.5.08

    Mello,vc não viu um programa sábado 24-05-2008 na Band?Pos uns engraçadinhos,imitadores do Pânico na TV,foram para o Peru,naquela reunião dos Presidentes(não vi o início),mas persguiram o Presidente Lula,deram uma vela para êle,com o decalco do Corintias,perguntaram a êle,se ele não iria xingar a primeira Ministra da Alemanha,por não querer o Etanol,,e perguntaram a êle,se êle não ia fazer campanha para o Alccol,depois disseram que a cachaça e combustível!Quando chegou a Presidente da Argentina Cristina Kichiner êles ficaram lado a lado dela,e a chamaram de linda,e perguntarm a ela,se atraz de uma mulher,não estava um gande homem...Ela parou e disse que não,que ao lado dela ombro a ombro,estava um grande homem!Depois ela disse;__"Voces da imprensa são uma praga,tanto no Brasil,como na Argentina e como na América Latina!Depois foi a vez do Chaves,mas o Chaves não respondeu as bobagens,perguntaram a êle,se êle iria brigar com o Zapattero e com o Uribe,êle respondeu Chou,chou...Depois foi a vez do Evo Morales,perguntaram se êle não iria nacionalizar as terras,do Brasil,êle respondeu :No,vo nacionalisar usted"e por ai foi o Presidente Lula disse depois eu falo com vcs disse isto sorrindo!A Angela melcker da Alemanha fez uma carranca,quando êles falaram (em ingles),com ela não respondeu!A do Chile estava de azul,e êles disseram que ela estava com vestido de cortina,quando chegaram perto dela disseram,que o vestido dela estava muito bonito...Depois perguntaram o que ela achava do presidente Lula,ela fez um sinal,como se fosse positivo.

    ResponderExcluir
  2. Jairzinho!26.5.08

    Obtenho um enorme respeito pelo seu blog e suas idéias, iria gostar mais ainda se tratasse cada pais pelo devido nome. Por Exemplo: "... já disse que não vai permitir a continuidade da base militar americana..."

    Valeu!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...