sábado, 21 de junho de 2008

Dunga acusa Rede Globo de querer sua cabeça


O técnico Dunga deu uma entrevista ao Blog do Boleiro, repercutida no jornal O Globo, onde acusa parte da imprensa de querer sua cabeça, porque ele teria cortado mordomias de alguns repórteres famosos, embora não cite seus nomes:

- Sei que querem a minha cabeça porque criei uma zona de desconforto para quem estava acostumado a cobrir a seleção brasileira sem sair de casa. Porque tinham a escalação, o time, as preferências do treinador. Mas isto mudou.

Dunga afirmou ainda que nunca declarou que Kaká não faria falta à seleção, e que a pré-convocação de Ronaldinho Gaúcho para as Olímpíadas, pelo presidente da CBF Ricardo Teixeira, é assunto que eles vinham debatendo há três meses.

- Agora, o Ronaldinho sabe que vai viajar na classe econômica, junto com o time. E tem que estar disposto a treinar.

No trecho final da entrevista, Dunga foi mais explícito e acusou repórteres da Rede Globo de Televisão de trabalharem contra ele por terem seus pedidos negados pelo treinador. A denúncia está publicada hoje na página 46 do jornal O Globo e no Blog do Boleiro [link acima]:

- Queira ou não, a poderosa manda e os caras que trabalham para ela acham que mandam. Não digo que seja a TV Globo, mas alguns profissionais que trabalham lá e estavam acostumados com privilégios e não têm mais. Nos EUA, vieram pedir para entrevistar um jogador à uma da manhã. Disse não. Foram à loucura. Um câmera ficou dizendo que ia falar com A, B ou C, mas falei que não. Não tenho culpa se chegaram atrasados em três dos quatro treinos que dei. Não é meu problema se o cara perdeu a hora passeando no shopping. Eu disse: "Não vai jogar a responsabilidade em cima de mim". Depois dizem que o Dunga é carrancudo. Tenho senso de justiça - declarou o treinador.

O que Dunga não disse, mas eu digo, é que não foi a Globo quem escalou e montou mal o time, nos jogos contra o Paraguai e a Argentina. Também a Globo não tem culpa se Robinho não está jogando nada, se o armandinho Diego, idem, e grande parte do time também.

O que Dunga parece que ainda não entendeu é que para ser técnico não basta ser disciplinador, acabar com mordomias do elenco e da imprensa. Tem que saber motivá-los também, ou o barco afunda.

Infelizmente, o que está ficando claro é que Dunga sabe como acabar com as mordomias mas não sabe como promover a alegria de uma equipe, o que acaba contagiando seu futebol. A seleção brasileira hoje é um time sisudo, carrancudo, sem regalias nem mordomias, mas também sem qualquer criatividade e alegria: a cara do Dunga.

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Vlado21.6.08

    Perfeito. Assino em baixo!

    ResponderExcluir
  2. X-MAN21.6.08

    O Pareira deu todo a liberdade do mundo pra eles antes e durante a copa, se viu muitos jogadores na noite felizes em fotos com torcedores, a alegria na Suiça era contagiante, e o time derrubou o Pareira, e depois da copa perdida uns foram pra boate afogar as magoas. Pra mim na cabeça desses jogadores milionarios a seleção é só uma obrigação que eles cumprem por serem os tops, esse é o problema.

    ResponderExcluir
  3. Mello,

    Eu também li essa entrevista, mas ela não foi feita pelo Glogo, mas pelo blog do Luciano Borges, no Terra.
    Abraço e parabéns pelo blog
    Marcelo (www.alemdojogo.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Marcelo,
    já corrigi.

    ResponderExcluir
  5. urubu rei21.6.08

    Mello,

    Parece que concordamos. Além de tudo isso que vc falou, gostraia de incluir o seguinte: esse negocio de obrigar Kaka e Gaucha a ralar no treino, a viajar de classe economica até o fim do mundo (para jogar um amistoso inutil), esse é um tipo de "disciplina" que só cria desgaste. isso deixa os jogadores putos, cansados e mau humorados. Para mim isso é um neurose egocentrica do Dunga que quer colocar a macacada para obedecer as suas ordens e treinar até cair.

    Outra coisa é o seguinte: o robinho não jogou mal. Ele apenas não tinha um bom armador para trocar bola com ele. O Diego não é Kaka, não adianta colocar o cara para fazer o papel do Kaka. O Diego joga em outra posição, não é jogador especialista em criar jogada.

    Enfim, de qualquer modo, o fato é que as adaptções do Dunga não funcionaram. Além do time perder a alegria, perdeu tambem a criatividade no meio de campo.

    Não precisa liberar geral e deixar os jogadores fazendo festa e putaria na concentração, mas tambem essa disciplina careta militar não adianta nada. O meio termo disso tudo é evitar o desgaste desnecessario. Um esquema de treinamento e disciplina exagerados tiram a alegria do time. O Dunga não pode agir de forma muito autoritária, careta e babaca, principalmente numa época em que os jogadores estão de ferias e cansados depois de uma dura temporada europeia.

    ResponderExcluir
  6. Ricardo Lima21.6.08

    Caro Mello,

    Desculpe discordar em alguns pontos. Acho, até, que você foi um tanto destemperado com o Dunga, em um de seus posts (talvez o único sobre ele). E cá entre nós, ele fez uma declaração corajosa! Parece-me vin do de alguém que não se entremeia na lama (?!).

    Seria ótimo que o futebol merecesse menos atenção de um blogueiro do seu nível. Você sabe melhor do que eu as maracutaias envolvidas neste esporte, em especial pela turma da CBF.

    Por fim, sempre tive um "sonho" de que o Brasil não se classificasse para uma copa do mundo, para que pudéssemos analisar qual a repercussão na política. Quem sabe seja esta a hora?!

    Saudações.

    P.S. talvez lhe caiba um mea-culpa em seu post sobre o Dunga. Pense nisto!

    ResponderExcluir
  7. Ricardo Lima,
    não acho que eu tenha sido destemperado - como você diz - em relação ao Dunga.
    Apenas acho que ele não está à altura de ser técnico da seleção brasileira.
    Quanto às maracutaias envolvidas nesse esporte, tenho uma postagem em que as aponto e comento:
    ‘Se o relatório for aprovado, nós estamos fodidos’.
    De resto, o futebol brasileiro está muitos, mas muitos níveis acima deste humilde blogueiro.

    ResponderExcluir
  8. Daniel Augusto Pereira21.6.08

    Não podemos também levantar a bola do Dunga só porque ele está falando mal da Globo. Dunga mente:
    http://euro.trivela.com/blog/dunga-mente

    ResponderExcluir
  9. Oi Mello, tudo jóia?

    Como técnico de futebol, o Dunga é uma lástima. Mas, pelo menos, ele está "enfrentando" (será que está?) a toda poderosa Rede Bobo. Tem um excelente texto falando sobre o Dunga , a seleção e o futebol de um modo geral na edição de número 500 da "Carta Capital". Trata-se de uma entrevista que a revista fez com seu colunista de esportes, o Sócrates. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Não adianta. A seleção só retornará ao seu caminho glorioso quando tiver um treinador estrangeiro. Os brasileiros estão contaminados.

    Luxemburgo? Se em sua melhor fase, fez o que fez, imagine agora ultrapassado e decandente.

    O melhor nome seria o do português José Mourinho, treinador da Internazionale de Milão. Um treinador top sem o rabo preso com CBF, mídia, etc.

    ResponderExcluir
  11. Lauro,
    talvez essa seja mesmo a melhor solução.
    Nesse caso, meu preferido é o Guus Hiddink, atual treinador da Rússia e que já treinou com sucesso as seleções da Coréia e da Holanda.

    ResponderExcluir
  12. Dunga tá certo como treinador e como disciplinador e se perder a copa não será a primeira e não nada de mais perder essa competição!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7.7.10

    Sou mais o Dunga, ele está coberto de razão e mostrou honra e dignidade ao contrário do que mostram a globo e seus subalternos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...