quinta-feira, 5 de junho de 2008

FAO, fome no mundo, Daslu e a guerra no Iraque


Calma, não é o samba do blogueiro doido. Doido está o mundo, perceba. Na Conferência de Roma, há dois dias, o Diretor Geral da FAO, Jacques Diouf, disse que o mundo precisa de US 30 bilhões anuais para garantir alimentos a todos os seres humanos.

Em seu discurso, Diouf afirmou que no ano de 2006 o mundo gastou US 1,2 trilhão em armamentos, desperdiçou US 100 bilhões em comida e outros US 20 bilhões foram devorados por obesos.

“Frente a esse pano de fundo, como explicamos a pessoas com sentido comum e boa fé que não é possível encontrar US 30 bilhões ao ano que permitam a 862 milhões de pessoas famintas usufruir o mais elementar dos direitos humanos: o direito à alimentação, e portanto o direito à vida?”, perguntou-se Diouf.

Apenas para efeito de comparação, o Blog do Mello faz a seguinte pergunta:

. Quanto os Estados Unidos gastam por dia na guerra do Iraque?

a) US 100 milhões
b) US 270 milhões
c) US 525 milhões
d) US 720 milhões

Enquanto você pensa e eu não divulgo a resposta certa, mais um dado para comparação: a sonegação da Daslu foi de R$ 1 bilhão (o que daria para alimentar mais de 17 milhões de pessoas, usando os números da FAO).

A resposta correta à pergunta é a alternativa D. Ou seja, a cada 42 dias os Estados Unidos detonam os US 30 bilhões que seriam necessários para garantir alimento aos famintos do mundo.

Como a invasão ao Iraque aconteceu em 20 de março de 2003, são cinco anos (1827 dias – foram bissextos os anos 2004 e 2008), mais os 77 dias de 20 de março até hoje, o que dá um total de 1904 dias, o suficiente para matar a fome do mundo por aproximadamente 48 anos.

Agora, o que os Estados Unidos fizeram com o dinheiro:

. Qual a população do Iraque?

a) 52 milhões de habitantes
b) 12 milhões de habitantes
c) 27 milhões de habitantes
d) 100 milhões de habitantes

. Quantos iraquianos foram expulsos de suas terras?

a) 1 milhão
b) 100 mil
c) 5 milhões
d) 3 milhões

. Quantos iraquianos foram mortos?

a) 750 mil
b) 1 milhão
c) 500 mil
d) 17 mil

. Quantos iraquianos estão refugiados no exterior?

a) 3 milhões
b) 500 mil
c) 720 mil
d) 2,4 milhões

As respostas corretas são: C, C, B, D (Fonte: Rebelión)

Em sua opinião, isso é:

a) Uma estupidez
b) um crime
c) o capitalismo
d) todas as alternativas
e) outra coisa: diga qual.

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. ATENÇÃO, COMENTARISTA:

    Toda opinião que não seja ofensiva é bem-vinda.
    Se não quiser revelar sua identidade, utilize a opção "Nome/URL". Digite um nome qualquer. Não é necessário preencher o campo URL.
    NÃO UTILIZE A OPÇÃO "ANÔNIMO". Comentários como "Anônimo" não serão mais considerados.
    SE TIVER UM BLOG, OU QUISER INDICAR UM, faça-o após o comentário.
    Um abraço,
    Antônio Mello

    ResponderExcluir
  2. Isso sem contar com o cartel do agronegócio, que manipula os preços dos alimentos, atropela os pequenos agricultores e contribue para a escassez dos alimentos. isto eles não discutem, os lobistas são poderosos.

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Esse encontro em Roma teve ares de um convescote... Cada líder foi e disse frases daquelas que dão ótimas manchetes e depois se reuniram pra um jantar finérrimo (que foi descrito com detalhes em O Globo) dizendo que agora, depois de tanto falar, agiriam contra a fome. E agiram, enchendo o próprio bucho.

    ResponderExcluir
  4. Roberto Barboza5.6.08

    Caro Mello: Minha resposta são as alternativas (d) e (e). Estes são números que denunciam uma espécie animal, a humana, que se autodenomina racional, e desnuda toda uma realidade que nega qualquer presença de racionalidade.
    Os trilhões de dólares gastos para promover a morte e a destruição poderiam garantir, se não o paraíso terrestre, ao menos uma vida digna e mais harmoniosa para a humanidade e para as outras espécies (irracionais`?´ e inanimadas), ao mesmo tempo em que garantiriam ainda uma sobre vida ao planeta. Os instrumentos de gerenciamento da ordem e dos valores morais para uma vida em sociedade como a ONU, as grandes religiões, partidos políticos etc. negam-se a tratar o tema com a devida seriedade. As indústrias bélicas e as religiões têm seus interesses distintos em manter este estado de coisas. O sofrimento da humanidade leva a uma busca de esperança nos diversos “deuses” e em seus representantes na terra. Às indústrias de armamentos interessa a manutenção permanente de conflitos para desovar sua produção de brinquedos mortíferos (vale a pena ver o filme “A Montanha Sagrada” de Alejandro Jodorowsky). A UNU, como é de conhecimento geral, é simples marionete do país que abriga sua sede e não tem poder de reverter qualquer decisão do “sócio majoritário”. A quebra da hegemonia vigente pode mudar este caótico quadro de insanidade e barbárie. A América Latina, soberana, pode e deve dar sua contribuição histórica para esta mudança de paradigmas. Quem viver verá.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5.6.08

    Mello:
    Acho que a alternativa "estupidez",se seguida da palavra "humana" seria a melhor opção pois incluiria todas as outras, até a "d".
    Gostaria também que alguém calculasse quanto de poluição esta guerra estúpida já gerou.

    C. H. B. Lorena

    ResponderExcluir
  6. http://br.youtube.com/watch?v=R4oKrj1R91g

    O link aí em cima é interessante e retrata a situação da nossa mídia. Merece ser visto. Não tenho referências sobre a fonte, mas os fatos são graves,
    abç,
    jeferson

    ResponderExcluir
  7. D e E (inteligência Bush: gastar o que gasta na indústria bélica pra acertar tendas no deserto nos mais felizes dos casos, porque nos mais infelizes a invasão e butim matou pessoas, saqueou e destruiu patrimônio mundial de mais de 7 mil anos...

    ResponderExcluir
  8. graciliano7.6.08

    E o Bush só não inaviu a Venezuela, ou Cuba, porque não tem tropas suficientes (a maioria no Iraque é de mercenários). O maior criminoso de guerra da História gostaria muito de ampliar sua guerra ao mundo. Por isso tenta usar a Colômbia para atacar os vizinhos, de modo que os EUA possam agir apenas complementarmente, a pretexto de defender um governo títere, digo, "amigo".
    Já vão muito, muito tarde, o Bush e sua quadrilha.

    ResponderExcluir
  9. luzete8.6.08

    Nossa Mello, dá mesmo muiiiiiiiita raiva lendo/vendo isto tudo acontecer.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.