Fórum de Mídia Livre e a luta contra a mídia corporativa

Neste final de semana aconteceu aqui no Rio de Janeiro o Fórum de Mídia Livre. Infelizmente não pude participar da forma como gostaria, pois compromissos de trabalho e um inesperado problema de saúde na família fizeram com que minha participação fosse apenas episódica, para cumprir compromisso assumido com o Renato Rovai de que participaria de sua mesa. Aguardo a publicação do documento final, para comentá-lo aqui com vocês.

Estamos vivendo um momento muito importante, em que está em curso um levante mundial contra o excessivo poder da mídia corporativa e globalizada. No Brasil, não é diferente.

Mas, como enfrentar o poder dos gigantes midiáticos? Como levar informação alternativa aos que procuram por ela? Como fazer chegar essa informação ao leitor que ainda nem sabe que necessita dela, aquele que tem sua realidade seqüestrada pela grande mídia? Como fazer prevalecer nossas pautas, se no Brasil a maioria da população é pautada pela minoria? Se são ignorados temas como, por exemplo, a renovação das concessões de rádio e TV, o excesso de concentração da mídia (que pode estender-se agora a São Paulo com a mesma concentração que já existe no Rio, com a compra do Estadão pelas Organizações Globo, caso a proposta venha a ser confirmada)?

Por isso o Fórum foi tão importante e sua realização um sucesso, inclusive com transmissão online.

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail