segunda-feira, 16 de junho de 2008

Fórum de Mídia Livre e a luta contra a mídia corporativa


Neste final de semana aconteceu aqui no Rio de Janeiro o Fórum de Mídia Livre. Infelizmente não pude participar da forma como gostaria, pois compromissos de trabalho e um inesperado problema de saúde na família fizeram com que minha participação fosse apenas episódica, para cumprir compromisso assumido com o Renato Rovai de que participaria de sua mesa. Aguardo a publicação do documento final, para comentá-lo aqui com vocês.

Estamos vivendo um momento muito importante, em que está em curso um levante mundial contra o excessivo poder da mídia corporativa e globalizada. No Brasil, não é diferente.

Mas, como enfrentar o poder dos gigantes midiáticos? Como levar informação alternativa aos que procuram por ela? Como fazer chegar essa informação ao leitor que ainda nem sabe que necessita dela, aquele que tem sua realidade seqüestrada pela grande mídia? Como fazer prevalecer nossas pautas, se no Brasil a maioria da população é pautada pela minoria? Se são ignorados temas como, por exemplo, a renovação das concessões de rádio e TV, o excesso de concentração da mídia (que pode estender-se agora a São Paulo com a mesma concentração que já existe no Rio, com a compra do Estadão pelas Organizações Globo, caso a proposta venha a ser confirmada)?

Por isso o Fórum foi tão importante e sua realização um sucesso, inclusive com transmissão online.

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Dentro dessa discussão sobre mídia e poder, saiu uma notícia interessante na BBC Brasil sobre prisões de blogueiros em todo o mundo. Aqui ó; http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080616_bloggerprisoes_ba.shtml

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Tici,
    como a gente tem o hábito de importar de tudo, já-já teremos um blogueiro em cana por aqui...

    ResponderExcluir
  3. antonio barbosa filho22.6.08

    Um tema que ainda não vi por aqui, mas surgiu no encontro de março em Caracas, onde estavam representantes de 14 países, é o da criminalização do "terrorismo midiático". É uma nova modalidade criminosa, ainda não codificada penalmente, mas que já merece estudos de comunicadores e juristas. O golpe contra Chávez em abril de 2002, a "febre amarela" no Brasil, são delitos típicos a serem enquadrados. Pode demorar (como toda conquista democrática), mas a tese avança.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.