quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Rio lhe dá presente, mas quem fica com ele é O Globo


Imagem da página de promoção de O Globo

O Globo está com uma promoção sensacional. Pra eles. Chama-se “O que o Rio me dá de presente”.

Como informa a imagem aí em cima, retirada da página de inscrição na promoção, para participar você deve produzir uma foto sua, num local qualquer da cidade, segurando um cartaz onde deve informar o que o Rio lhe dá de presente. O objetivo da promoção, segundo o jornal, é homenagear a cidade.

No entanto, cuidado, pois as Regras de Participação e o termo de compromisso são os mesmos do Eu repórter, que analisei aqui ontem, em Aviso Importante: Não alimente o PIG, seja a mídia. Eles não se deram nem o trabalho de trocar o nome de Eu Repórter para o da promoção. E o termo de compromisso é tão invasivo, que, amanhã, você pode ter que pagar para ver a foto que produziu e enviou de graça para eles.

Portanto, ao clicar na caixa que diz “Aceito o Termo de compromisso e cessão de direitos autorais”, preste atenção, porque você está autorizando que sua foto seja utilizada em qualquer mídia (até nas que ainda não foram criadas, diz o contrato), pode ser editada, reeditada, comercializada e utilizada em produtos e campanhas de propaganda e de publicidade do Infoglobo. Tudo no contrato.

Quer saber o quanto vão lhe pagar isso? Para usar uma expressão do PHA, nem um tusta.

As fotos que eles quiserem serão publicadas no site até o dia do aniversário do Rio, 1° de março, quando outras seis, escolhidas pelo jornal, serão publicadas em O Globo.

Pra você, nada. Nem um dinheirinho para comprar um bolo para o Rio, ou uma vela, a chama, nem o sopro, porque a promoção é a seguinte:

Você diz o que o Rio lhe dá de presente, O Globo embrulha e fica com ele, para fazer o que quiser, começando com uma guaribada em sua (de O Globo) imagem institucional, associando-a às comemorações pelo aniversário do Rio.

Mas, atenção ao aviso do zoo: não alimente os animais - no caso, o PIG. Seja a mídia, ou então colabore com aqueles que distribuirão seu material da mesma forma que o receberam: gratuitamente e com o crédito de sua autoria.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Prezado Mello:

    As matérias de ontem (Eu, Repórter) e a de hoje mostram o quanto você está antenado para as picaretagens da chamada grande imprensa. As duas "promoções" do Globo passaram incólumes e despercebidas pelos milhares de leitores a até pelos profissionais mais cascudos ainda em atividade na mídia.

    É muito importante que outros blogs repercutam a denúncia. Incluo sites como o Comunique-se e o Observatório da Imprensa. Boa oportunidade também para a Carta Capital, Caros Amigos e Vermelho.

    O assunto merece encaminhamento ao Ministério Público do Trabalho, que tem a prerrogativa de proteger interesses difusos e coletivos. A porta de entrada é a Procuradoria Regional de Trabalho - 1ª Região - Coordenadoria de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos (Codin) - na Avenida Churchill, 94 - 7º andar. E-mail:codin@prt1mpt.gov.br.

    Apesar de contratos (draconianos) de adesão, os serviços não têm remuneração, mas geram ônus a quem os presta. Grave, isso. Encerra condições semelhantes às do trabalho obtido em circunstâncias análogas às de trabalho escravo. É espantoso que só você tenha percebido e noticiado esse absurdo.

    Então, mais uma vez parabéns e um forte abraço. Aguardo sua visita no meu modesto:
    http://vocequersaberdeumacoisa.blogspot.com/

    Ruy.

    ResponderExcluir
  2. Caro Mello, primeiramente meus parabens pelo conteúdo do Blog.

    Estranhamente, me identifico com seu blog justamente por que a proposta do meu é exatamente o contrario. Eu proponho em meu blog (não se surpreenda por que o iniciei hoje) uma cultura de "não leitura da internet". Em subjetivo quero por a prova que a leitura internetes infelizmente, ao menos por enquanto, não possui a atenção necessaria que as palavras merecem.

    Mas enfim, hoje apenas passo para fazer algo que, ao menos foi o que entendi, ser contra sua ideologia, vim fazer midia e divulgar meu blog.

    Desejo pessoas inteligentes e articuladas como você entre meus leitores.

    Grande abraço.

    Paulistano.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo29.1.09

    Paulistano,
    você é esquisito pra c., como a maioria dos paulistanos, mas que você gosta da Globo você gosta.... Continue pregando contra a internet, na internet pode tudo, só acho que não tem mais volta, o PIG já morreu.

    ResponderExcluir
  4. é isso que eu chamo de parceria caracu... na qual, o prezado leitor, não entra com a cara...
    Cara de pau essa gente de "o globo", hein?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...