sábado, 21 de fevereiro de 2009

Blogueiros gaúchos têm razão: RBS é a pior do Brasil


Mas a concorrência é grande. E esforçada. Repare:

Anteontem, o PSOL gaúcho convocou uma coletiva para denunciar um grande esquema de corrupção, desvio de verbas públicas, caixa 2, envolvendo membros do governo tucano, inclusive a governadora Yeda Crusius. Como a matéria foi repercutida na chamada grande imprensa, mostrei aqui ontem - Yeda Crusius: ‘Por 100 mil eu não me levanto da cadeira’.

Hoje, a farra continua. A editora-executiva do jornal Zero Hora, Rosane de Oliveira, em seu blog...(Licença para um parágrafo entre parênteses.)

(É um mimo a apresentação da Rosane – que, relembro, é editora-executiva do Zero Hora – feita por um outro jornalista da casa: "A Rosane de Oliveira é a abelha-rainha do jornalismo político. Ela passa o dia depurando sua colmeia de informações. O resultado é de um melífluo sabor para seus leitores, que confiam que tudo o que ela escreve é a síntese de todos os fatos políticos importantes.")

Voltando à abelha-rainha. Ela hoje volta ao assunto em nova postagem, Reações diferentes. E já começa chamando assim as graves acusações feitas pelo PSOL: “Embora a lama jogada no ventilador pelo PSOL...”. Não, abelha, o PSOL não jogou, ele denunciou a lama, o que é coisa bem diferente.

Por falar em diferente, o título da postagem de Rosane se refere ao comportamento distinto de dois dos personagens envolvidos nas denúncias. O ex-secretário da Fazenda Aod Cunha entrou na Justiça para exigir que o PSOL prove o que diz contra ele ou se retrate. No que faz bem. Já a governadora Yeda...

Em vez de procurar a Justiça, Yeda Crusius optou pelo embate verbal. (...) Em entrevista ao repórter Elder Ogliari, da Agência Estado, disse que a deputada Luciana Genro e o vereador Pedro Ruas não têm credibilidade e "não podem convocar a imprensa para fazer dela massa de manobra para os propósitos golpistas que sabidamente têm".

Lá pelas tantas, o repórter pergunta por que ela não exige que o PSOL apresente provas. Resposta de Yeda:

– Exigir provas? Eles devem exigir de si próprios. Minha mãe me ensinou a não responder a provocações de bêbados de porta de bar. O nível do fazer política no Rio Grande do Sul é altíssimo. Não merece esse tipo de provocação.

E o que pensa a abelha-rainha, após “passar o dia depurando sua colméia de informações”, das reações diferentes? Afinal, a governadora foi acusada de levar dinheiro por fora para comprar um apartamento e de ter recusado 100 mil por mês, porque seria pouco, o que a teria feito pronunciar a já famosa sentença: “Por 100 mil não me levanto da cadeira”. Eis o que pensa Rosane:

São duas maneiras diferentes de encarar a situação. Acostumada aos ataques da oposição, Yeda não se abalou como Aod...

Ou seja, errado é quem fica abalado e pede provas a quem o chama de corrupto, já Yeda não se abalou, porque está acostumada aos ataques da oposição... É uma mulher equilibrada, que não se abala com palavras vazias, coisa de oposicionista que não tem o que fazer.

A entrevista ao Estadão

Fui então ao Estadão ler a tal entrevista da governadora ao repórter Elder Ogliari. Foi outro choque. Repare como ele abre a entrevista [destaques meus]:

Bem no início daquele que se anuncia como o melhor ano de sua gestão, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, está no centro de mais uma onda de denúncias políticas, feitas pelo PSOL e atribuídas a provas que estariam no processo que vai julgar os réus do desvio de R$ 40 milhões dos Detran/RS entre 2003 e 2007. Em vez de falar do equilíbrio fiscal, atingido no ano passado, e dos investimentos de R$ 2,3 bilhões que o Estado fará neste ano, com recursos próprios, a governadora foi colocada novamente na defensiva. Mesmo sem ter as provas que diz existirem à mão, o PSOL afirmou...

Parece porta-voz da governadora. Mas isso não é tudo. No segundo parágrafo, ele prossegue:

Yeda está mais tranquila porque as provas do que o PSOL diz não apareceram. Por isso, limitou-se a responder à acusação por uma nota na qual salientou que o Ministério Público Federal já desmentiu as declarações do PSOL e vem evitando o assunto, preferindo se ocupar da elaboração dos contratos de gestão que seus secretários terão de assinar a partir deste ano, se comprometendo com metas de desempenho.

E por aí vai...

Já no Rio de Janeiro, O Globo... bem, novamente O Globo não deu uma linha sequer sobre o assunto.

Por isso disse que concordo com os blogueiros gaúchos quando afirmam que a RBS é a pior do Brasil. Mas a concorrência é dura. E esforçada. Mesmo quando o esforço é não fazer nada, como O Globo com seu silêncio.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Anônimo21.2.09

    se ela pedir provas o MPF vai ter que abrir a caixa preta, imagina se ela vai correr este risco? Esperta ela? mas esperteza tem prazo de validade.
    Carmelita

    ResponderExcluir
  2. É Mello. Sou gaúcha e bem sei que a RBS divulga o que quer e como quer. O compromisso com a informação muitas vezes não é respeitado pela Rede que se preocupa tanto em ser imparcial mas sempre acaba pendendo para um lado.De forma sutil, é claro, para que seus leitores, telespectadores ou ouvintes não notem. Infelizmente, a RBS continua tendo muita força no RS e a concorrência não consegue se diferenciar.

    ResponderExcluir
  3. Fala Antônio,
    Grande blog o seu. Parabéns pelo conteúdo.
    Passarei a frequentar.
    Abraço,
    Claudio Lopes

    ResponderExcluir
  4. Estava muito funestro mesmo e, também, muito difícil de navegar. Geralmente não conseguia expandir os seus textos. Outra coisa, na lista de leitura diária não estava aparecendo a figura do ícone do seu blog, o que já não ocorreu hoje. Bom sinal, não é todo Serviço de Atendimento ao Cliente que dá a resposta que o cliente quer, não é verdade? Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Carmelita,
    mas Aod pediu as provas e Luciana Genro já afirmou que vai pedir "exceção da verdade", o que poderá dar a ela acesso às gravações que afirma existir. Aí, sobra pra todo mundo.
    Silvana, concorrência, que concorrência?
    Claudio,
    bem-vindo.

    ResponderExcluir
  6. Antonio Lyra Filho22.2.09

    O PSDB a cada dia piora.
    Cássio Cunha Lima foi caçado.

    Trotônio Vilela faz um governo desastrado em Alagoas e Yeda Crusis é corrupção a toda hora.

    Para completar, Serra passou a imitar Lula.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo22.2.09

    Nós, mineiros, nos sentimos indigmados com o título do post: e o jornal Estado de Minas? Antes de fazer afirmações tão taxativas, venha a Minas! A grande imprensa em todo o país é a imprensa do PSDB-Demos. Por afinidade ideológica e interesses comuns, o que chamamos de imprensa é a imprensa do governo - só não vale para o governo Lula. A outra imprensa, que mostra pontos de vista não oficiais, que defende os cidadãos, os trabalhadores, a liberdade de informação, enfim, está na internet.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo22.2.09

    Um nome para o comentário enviado: MINEIRO.

    ResponderExcluir
  9. Pedro Souza25.2.09

    Olhe, em Santa Catarina o estrago que a RBS faz é ainda maior, tem praticamente o monopólio dos jornais, comprou todos os concorrentes do seu fraco, insonso e comprometido com o que há de pior, Diário Catarinense e na mídia televisiva é a afiliada local da rede Globo.
    Faz apologia ao terrível e corrupto governo do PMDB catarinense (a RBS e esse PMDB catarinense apoiaram ostensivamente o Serra e o Geraldo), o mesmo que nada ou pouquíssimo faz pelas vítimas das enchentes, além de pedir recursos federais e da população, muito do qual desviado. Não gastou um centavo do governo do estado nisso. Mas faz viagens caríssimas ao oriente, Emirados Árabes, África (leia-se Marrocos) e a Europa levando na bagagem, uma legião de puxa sacos, familiares e jornalistas cooptados da RBS. Na prefeitura de Florianópolis, abafaram a operação Moeda Verde da PF que envolveu o prefeito, empresários corruptos e vereadores. A RBS é um câncer da desinformação, vive promovendo o que de pior existe na mídia, coisas como "garota verão" e outras baboseiras do gênero, tente transformar seus telespectadores em debiloides - robôs.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1.3.09

    "RBS" que dizer o que?

    " REDE BUNDA SUJA? "

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, Mello, por dar visibilidade aos terríveis acontecimentos abaixo do rio Mampituba!

    ResponderExcluir
  12. Mello!

    Não defendendo a Rosane de Oliveira, a quem chamas de "Abelha Rainha", gostaria de dizer que cheguei ao teu blog graças à citação que ela fez a teu respeito no blog que alimenta diariamente da ZH.Com (RBS). A Rosane continua gozando de minha confiança, embora eu concorde que ela caminhe entre cristais para poder opinar.

    Abs,

    Gilson Santos
    Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  13. Gilson,
    quem a chama de abelha-rainha não sou eu, é um jornalista daí do RS, na barra lateral do blog dela. Confira lá.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.