domingo, 29 de março de 2009

Reportagem de O Globo sobre Brizola é reporcagem


Já falei aqui sobre a “reportagem” em que a Globo volta a atacar Brizola. (Aliás, parêntesis: A partir de hoje, para não ter que ficar aspeando a palavra reportagem, quando for uma típica obra do PIG vou usar o neologismo reporcagem).

E é exatamente uma reporcagem essa de hoje de O Globo, que trata da arapongagem do SNI (Serviço Nacional de Inteligência – que é tão de inteligência quanto o PIG de reportagem) sobre o ex-governador Leonel Brizola.

Um exemplo: No terceiro parágrafo da reporcagem está escrito:

Em janeiro de 1985, informe do Cenimar acusou o governo Brizola de autorizar reajuste de 36% nas tarifas de ônibus em troca de Cr$ 500 milhões em propinas - o equivalente, em valores de hoje, a R$ 980 mil.

36%, aos olhos de hoje, é um aumento que parece absurdo. Mas araponga e repórter não se deram ao trabalho de verificar qual a inflação do ano anterior, 1984, que foi de... 223,8%.

Isso não é nada perto do que vem depois. No parágrafo seguinte (não cinco ou dez depois, mas no seguinte) à informação da suposta corrupção pelo “benefício” de dar um aumento de 36% sobre uma inflação de 223,8%, vem uma nova:

Em dezembro do mesmo ano, Brizola declarou guerra ao setor e encampou 16 empresas que controlavam 30% da frota do estado.

Quer dizer, o Brizola era uma besta completa. Estava levando grana das empresas de ônibus e aí resolveu estatizá-las. Jantou a galinha dos ovos de ouro.

É demais. Arapongagem, porcalismo (jornalismo do PIG) e reporcagem com apenas dois neurônios, Tico e Teco. O Teco pendura o paletó na cadeira, enquanto o Tico sai pra dar uns “tecos”.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Anônimo29.3.09

    Caro Mello,
    ...como se dizia... o globo tem q lavar a boca com muito sabão antes de falar sobre Brizola...só isso

    ResponderExcluir
  2. tá muito bom esse neologismo! parabéns, mello, pelo seu empenho em mostrar as "reporcagens" do PIG e cia! é mesmo uma grande "porcaria", aliás, "reporcagem" essas matérias requentadas do Globo!
    Sempre avante!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo29.3.09

    Brizola já morreu há vários anos mas o vídeo com o direito de resposta contra a Globo está no ar.
    A Globo tem que destruir Brizola, quem sabe assim aquele vídeo não surta tanto efeito

    Aninha

    ResponderExcluir
  4. É que eles não perdoam o Brizola pelo maior momento jornalístico da emissora, aquele com Cid Moreira lendo o direito de resposta...

    A propósito, gostei muito da seção em que personalidades declaram porque não leem o blog. Não sei porque, lembrei do Noblat...

    ResponderExcluir
  5. Perfeito... Reporcagem, é o produto profissional do PIG,hehehe! Tomara que o termo seja usado mais vezes, inclusive por outros blogs, pois é perfeito para retratar o trato que o PIG dá aos fatos...hehehe!

    Valeu, esta foi muito boa...REPORCAGEM do PIG! hahahaha

    ResponderExcluir
  6. ZéTavares30.3.09

    Mello,
    vi ao vivo em 1982, na tv globo, a memorável visita que Leonel Brizola fez ao departamento de jornalismo da emissora, recebido por um apoquentado Armando Nogueira, por ocasião da eleição para governador do Rio de Janeiro. Brizola disse estar surpreso porque somente nas organizações globo ele não liderava a apuração. Armando replicou, nervoso, que se sentia insultado e que se ele estava sugerindo alguma desonestidade ali que procurasse a polícia! e ouviu então as palavras pausadas de Brizola: para isso estou aqui acompanhado de um delegado da Polícia Federal com um mandato judicial. Armando danou a gaguejar e quase teve um treco.
    Esse vídeo (se existir) seria um acompanhamento perfeito para esse delicioso direito de resposta narrado pelo Cid Moreira.
    Será que você consegue pra nós?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...