sábado, 18 de abril de 2009

Dilma: ‘A ficha [publicada na Folha] é falsa, é uma montagem’


Ficha de Dilma reproduzida na Folha

A ministra Dilma Rousseff afirmou ontem em entrevista a uma rádio de Belo Horizonte que a ficha reproduzida (veja imagem acima) na reportagem da Folha sobre ela (criticada aqui em Folha reconhece erro em reporcagem sobre Dilma) “é falsa, é uma montagem”. A informação está na própria Folha de hoje, em reportagem de Paulo Peixoto, da Agência Folha, em Belo Horizonte.

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) questionou a autenticidade de um dos documentos referentes à sua prisão pelo regime militar publicado, com outros quatro, em reportagem da Folha no último dia 5. Segundo a ministra, a ficha em que ela aparece qualificada como "terrorista/assaltante de bancos" e da qual consta o carimbo "capturado" sobre a sua foto é uma "manipulação recente". Dilma disse que o documento não consta dos arquivos em que ela mandou pesquisar. "A ficha é falsa, é uma montagem. (...) Estou, atualmente, numa discussão, tentando ver com a Folha de S.Paulo de onde eles tiraram aquela ficha, porque até agora ela não está em nenhum dos arquivos que pelo menos nós olhamos. Então, ela não é produto nem daquela época, ela é produto recente, manipulado, de órgãos ou de interesses escusos daqueles que praticaram esses atos no passado", disse a ministra em entrevista à radio Itatiaia, de Belo Horizonte. Ex-integrante do movimento VAR-Palmares, adepto da luta armada contra a ditadura, Dilma negou participação em ações criminosas realizadas em São Paulo e atribuídas a ela na ficha. "Eu nunca militei em São Paulo nesse período que eles relatam na ficha. Eu morava em Minas. Tem datas aí [na ficha], de 1968, que eu não só morava aí [em BH] como estudava na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Tinha endereço certo e sabido." Na sua reportagem, a Folha informava, na legenda sob a reprodução do documento, que a ministra não havia cometido crimes a ela imputados. Dilma disse ainda que, embora tenha ficado presa por seis anos, "infelizmente ou felizmente", nunca foi julgada por participação em ações armadas. "Nunca fui julgada por nenhuma ação armada ou por um assalto a banco, porque as minhas circunstâncias foram essas, não os cometi." A ministra disse que a ficha "cumpre uma função similar àquela da pergunta que me foi feita no Senado", referindo-se ao questionamento que lhe fizera o senador Agripino Maia (DEM-RN), em maio de 2008, sobre ela ter mentido em seus depoimentos durante os interrogatórios no regime militar. Na ocasião, Dilma respondeu: "Não é possível supor que se dialogue no choque elétrico, no pau-de-arara. Qualquer comparação entre a ditadura militar e a democracia brasileira só pode partir de quem não dá valor à democracia".
Senado
Ontem, após recordar o episódio do Senado, ela disse: "A minha situação fica bastante desagradável para aqueles que defendem ou que houve ditadura branda no Brasil ou que no Brasil havia uma regularidade, naquele período, democrática. Nem uma coisa nem outra. Naquela época se torturava, se matou, se prendeu". Ao falar em "ditadura branda", Dilma fazia alusão também ao termo "ditabranda", empregado recentemente em editorial da Folha, que o jornal reconheceu ter sido inapropriado, reafirmando seu repúdio a qualquer ditadura, de direita ou de esquerda. Dilma completou: "Muitas vezes as pessoas eram perseguidas e mortas... E presas por crime de opinião e de organização, não necessariamente por ações armadas. O meu caso não é de ação armada. O meu caso foi de crime de organização e de opinião, que é, vamos dizer assim, a excrescência das excrescências da ditadura".
Nota da Redação - Tão logo a ministra colocou em dúvida a autenticidade de uma das reproduções publicadas, a Folha escalou repórteres para esclarecer o caso e publicará o resultado dessa apuração numa próxima edição.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Anônimo18.4.09

    ESTA FICHA ESTÁ CIRCULANDO NOS EMAILS. RECEBI EM MARÇO/09 DE UM AMIGO TUCANO COM OS SEGUINTES DIZERES: ''ESTA TERRORISTA SERÁ NOSSA PRESIDENTE??????''.
    NÃO SABIA SE ERA UMA FICHA FALSA OU VERDADEIRA, ENTÃO RESPONDI: PELO MENOS ELA FICOU E LUTOU, DANDO A CARA A TAPA, POR MIM E POR VOCÊ. DIFERENTE DE ALGUNS QUE FUGIRAM LOGO DE CARA, COMPRARAM UM DIPLOMA DE ECONOMISTA E VOLTARAM.
    SERIA BOM DESCOBRIR A ORIGEM DA FALSIFICAÇÃO. GOLPE BAIXO CONTRA NOSSA MINISTRA.

    ResponderExcluir
  2. A Dilma fez o que o Lula já deveria ter feito a muito tempo! Como sou machista, vou votar na Dilma. É mais homem do que esses mauricinhos, cheios de poses e gestos aristocráticos que ainda pensam em se candidatar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. A capacidade da imprensa brasileira em "criar" fatos jornalísticos parece não ter limites. Não bastasse a denúncia do Roberto Espinosa de que sua entrevista à Folha teria sido distorcida para atingir a Ministra Dilma, agora parece que o ficha policial com a foto de Dilma Rousseff, que ilustra a matéria do jornal, também seria uma armação.

    Está cada vez mais difícil confiar na veracidade do que é publicado por alguns veículos da imprensa. Lamentável.

    ResponderExcluir
  4. Oswaldo18.4.09

    Eu levei até um susto, con a ressurreição desta ficha. Eu a recebi por email há mais de dois anos, por ocasião da reeleição. Roda por aí sota há séculos, tem até uma com o título noça prezidente ...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18.4.09

    Maranhão pertence ao Brasil ou já tem dono?

    Do site Yahoo Respostas:

    - Para nascer, Maternidade Marly Sarney;

    - Para morar, escolha uma das vilas: Sarney, Sarney Filho, Kiola Sarney ou, Roseana Sarney;

    - Para estudar, há as seguintes opções de escolas: Sarney Neto, Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney e José Sarney;

    - Para pesquisar, apanhe um táxi no Posto de Saúde Marly Sarney e vá até a Biblioteca José Sarney, que fica na maior universidade particular do Estado do Maranhão, que o povo jura que pertence a um tal de José Sarney;

    - Para inteirar-se das notícias, leia o jornal O Estado do Maranhão, ou ligue a TV na TV Mirante, ou, se preferir ouvir rádio, sintonize as Rádios Mirante AM e FM, todas do tal José Sarney.

    Se estiver no interior do Estado ligue para uma das 35 emissoras de rádio ou 13 repetidoras da TV Mirante, todas do mesmo proprietário;

    - Para saber sobre as contas públicas, vá ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney (recém batizado com esse nome, coisa proibida pela Constituição, lei que no Estado do Maranhão não tem nenhum valor);

    - Para entrar ou sair da cidade, atravesse a Ponte José Sarney, pegue a Avenida José Sarney, vá até a Rodoviária Kiola Sarney. Lá, se quiser, pegue um ônibus caindo aos pedaços, ande algumas horas pelas 'maravilhosas' rodovias maranhenses e aporte no município José Sarney.

    Não gostou de nada disso? Então quer reclamar? Vá, então, ao Fórum José Sarney, procure a Sala de Imprensa Marly Sarney, informe-se e dirija-se à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney...

    ResponderExcluir
  6. A FSP se presta ao papel mais canalha e embusteiro. É só jogo baixo. E o pior: não têm a menor moral. Foram colaboradores da DITADURA.
    Carlos Caridade

    ResponderExcluir
  7. Anônimo19.4.09

    o meirelles está preparando a casa para aumentar os juros.
    francamente, acho que o meirelle está querendo eleger o serra. a função dele é impedir uma retomada vigorosa da economia em 2010. com a retomada do crescimento mundial, juros mais parecido com outro países emergentes, spread menor, aquecimento da construção civil, menor superavit primario, o brasil corria o risco de ter um crescimento de 6 porcento. nessa situação seria muito dificil o serra ganhar. para mim o meirelles esta pensando se houver o risco disso acontecer, eu aumento os juros, independente da inflação ficar acima da meta de 4,5. a desculpa
    seria que no futuro a inflação irá ultrapassar a meta. [descupla, mas estou sem shift no meu computador]
    não há qualquer motivo tecnico para que o juro não esteja em 5 ponto. até economistas consevadaores admitem isso. o meirelles quer derrubar o lula e eleger o serra.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo19.4.09

    Anonimo, diante de situações politicas é melhor,
    Acham que mudou? O que?
    Esse email esta circulando a longo tempo e agora a folha de SP resolve botar na roda. A quem interessa agora esse fato? Somente funciona como propaganda politica.
    Fico impressionado com a falta de visão politica das pessoas que se julgam "politizadas" e não conseguem ver (julgar) uma noticia banal como essa.
    Não interessa mais o que houve, mas o que está acontecendo neste país que é minha Patria.
    Reviver o passado com o objetivo de tratar aqueles que levantaram a voz, que levaram à ação contra uma politica que julgavam errada, é trata-los como coitadinhos, o que eles próprios rejeitariam.
    Mas cumpre observar que quem matou, roubou no passado deve assumir seus atos, não como "coisinha do mal", mas como ação justa que pensava para época. Hoje a época é outra e também será necessário provar a mudança de habitos, o que será muito dificil.
    Voces viram como a palavra "terrorista" foi banida de nossos dicionarios juridicos???

    ResponderExcluir
  9. Raio X da fraude
    http://vjcoil.com/fraude/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.