terça-feira, 30 de junho de 2009

Ali Kamel defende o copyright, mas precisa se entender com a Infoglobo


Em artigo publicado hoje no Globo, o diretor de jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel, defende o copyright e investe contra os “piratas” que usam o trabalho alheio sem a devida remuneração.

Deveria começar criticando seus superiores da Infoglobo, que fazem isso com o chamado Eu-Repórter – o incauto que manda reportagens, fotos e vídeos para a Globo, com o intuito de colaborar com o jornalismo ou apenas de ter seu nome impresso ou digitado.

Em todos os cantos das Organizações Globo, seja na TV, no jornal ou nos portais G1 e Globo Online, essa participação é incentivada. No entanto, leiam mais uma vez o que diz o contrato sobre o pagamento a que fará jus o “Eu-Repórter” (grifos meus):

III – ENVIO DE CONTEÚDOS: DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS DE IMAGEM
3.1 Ao remeter conteúdos produzidos pelo USUÁRIO, o mesmo concede uma licença não exclusiva, GRATUITA, não revogável, global e perpétua à INFOGLOBO, para que a mesma divulgue e/ou exponha tais conteúdos livremente no site O Globo e em veículos de imprensa da INFOGLOBO e/ou das demais empresas que compõem as chamadas ORGANIZAÇÕES GLOBO, para quaisquer finalidades, podendo ainda fixá-los e armazená-los em ambientes eletrônicos e/ou quaisquer suportes aptos à gravação e leitura de informações eletrônicas incluindo, mas não se limitando à ambientes na Internet, Intranets, demais redes públicas ou privadas de dados, dispositivos móveis tais como celulares e dispositivos de mão, computadores e aparelhos com capacidade de processamento de informações, mídias físicas como CDs, DVDs, cartões de memória, discos rígidos ou quaisquer outros suportes à informação eletrônica, assim como mídias tradicionais como TV e papel impresso e assemelhados.
3.2 O USUÁRIO igualmente concorda que a INFOGLOBO poderá comercializar com terceiros que não componham as chamadas ORGANIZAÇÕES GLOBO os conteúdos que houver submetido ao serviço Eu-Repórter. Nestes casos o USUÁRIO fará jus a um pagamento equivalente à metade do valor de aquisição do conteúdo efetivamente pago pelo terceiro, em até sessenta dias da data de referida transação.

Viram só? A Infoglobo ainda fica com a metade da grana do incauto. E aí, Kamel, que copyright é esse?

Leia também:

» Denúncia do Blog do Mello faz Globo recuar

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. silvano30.6.09

    Algo tipico de picaretagem. Normal na globo

    ResponderExcluir
  2. Kassis30.6.09

    O incauto vende se quiser, não tem nada escondido. Onde está a picaretagem, a não ser na vontade irrefreável de ser contra a Globo. A culpa é do Serra. Viva a Dilma!

    ResponderExcluir
  3. Lia Vinhas2.7.09

    Novamente estamos órfãos de você e deum dos melhores blogs da Internet. Deixo aqui o meu abraço e os voto de que seja apenas uma pausa para inspiração.
    Lia

    ResponderExcluir
  4. Mello,

    A cada dia que passa gosto mais e mais de olhar seu blog e de freqüentar blogues, algo que antes não fazia com tanta freqüencia apesar de ter um.
    Acho muito importante criar uma mídia alternativa, algo contra-hegemônico mesmo. Embora saiba que os alcances disso são limitados, pois a força da mídia que está nas mãos dessa elite é muito mais eficiente.

    No entanto, acho que é algo que deve ser feito e buscado. Então, estou repassando a frente sua luta pelo "faissez-ton-meme-media", e peço que os demais que leem o blogue não apenas façam um, mas também passem essa discussão a frente. Precisamos movimentar a sociedade e mostrar as contradições da mídia e de todo o sistema - ao menos se acreditarmos que é assim...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Mello,

    A Globo desrespeita o produtor de conteúdo com uma proposta destas. Além do cara gravar o material, jogar na rede, ver se será publicado e não ganhar nada... ainda tem que se conformar com a possibilidade das Organizações Criminosas Globo poder lucrar com esse material sem consultar o produtor.

    E sabe o que é pior? É que os produtores sabem disso, mas veem nisso uma oportunidade para jogar algum portfólio na internet; por isso, a Globo se sente no conforto de manter essa sistemática!

    E ainda me vem o Ali Kamel articular uma asneira destas... como defender algo que a sua pátria-mãe burla?

    Prontofalei!

    ResponderExcluir
  6. TESES AO XIV CONGRESSO DO PARTIDO COMUNISTA
    BRASILEIRO (PCB).


    TESE 1- O Capitalismo Hoje-AQUI

    TESE 2- A Estratégia e a Tática da Revolução Socialista no Brasil-AQUI

    TESE 3- Socialismo: Balanço e Perspectivas- AQUI

    TESE 4- ORGANIZAR, ESTUDAR E LUTAR (Os desafios do PCB, no limiar do século XXI)- AQUI

    ResponderExcluir
  7. Beto Lima5.7.09

    Caro Melo, bom tê-lo de volta, sempre com pautas
    bastante criticas.
    A Globo se acha dona do pedaço, é porquê os incautos valorizam as postagens em seus meios de divulgação.

    Mas aos poucos isso vai mudando, as pessoas vão ficando mais espertas...
    Abrç.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.