Imagens encontradas nos laptops de Reyes na verdade foram feitas por agentes colombianos

Na Colômbia, como no Brasil, a mídia corporativa age do mesmo modo: omite, inventa, manipula. Por isso os blogs sobre política e os sites com informação alternativa cada vez são mais procurados pelos que buscam informação descontaminada.

Séries de fotos publicadas e apresentadas pela imprensa colombiana como imagens encontradas nos laptops de Raúl Reyes, supostamente capturados pelo governo colombiano durante o bombardeio do acampamento das FARC no Equador, na realidade foram obtidas por agentes da inteligência colombiana - ou colaboradores – durante um evento no Equador, segundo informa o jornalista Daniel Denvir [leia aqui a reportagem completa, em inglês].

As fotos foram entregues por uma fonte da inteligência colombiana ao diário El Tiempo de Bogotá no dia 3 de março, dois dias após a invasão do território equatoriano e do massacre no acampamento das FARC.

O site Aporrea, de linha bolivariana, também ironiza outra foto que uniria o governo da Venezuela a Reyes. Em nota intitulada Otra "prueba" de los contactos entre Venezuela y las FARC, eles publicam uma foto em que o líder das FARC aparece ao lado do chanceler venezuelano José Vicente Rangel. Mas há outra pessoa com eles: simplesmente o embaixador da Colômbia em Caracas, Luis Guillermo Giraldo.

Hoje Giraldo é o chefe do muito personalista Partido do "U" - de Uribe - e encabeça uma iniciativa para reformar a Constituição da Colômbia, de modo que "Varito" - como o megatraficante Pablo Escobar Gaviria chamava Uribe - possa disputar novamente a presidência em 2010, para um terceiro período na Casa de Nariño.

Ignorantes ou mal intencionados, fontes da Orvex [Organização de Venezuelanos no Exílio] andam difundindo a foto como se fosse de uma reunião clandestina, em lugar de um encontro oficial com participação de autoridades da Colômbia.

Leia também:

» Pablo Escobar sobre Uribe: 'Se não fosse por esse rapaz bendito, ainda estaria trazendo pasta de cocaína em porta-malas de carros'

» Por que Chávez chama Uribe de peão do império americano?

» Chávez ou Uribe, quem colabora com os narcotraficantes?

» Bush e Uribe levam a Colômbia de volta ao Velho Oeste

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail