terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Febre amarela da mídia é pior do que o mosquito


Chamada de O Globo sobre febre amarela

Chamada de primeira página de O Globo (reproduzida ao lado) é o cúmulo do cinismo. Afirma que já há mais pessoas internadas por uso errado da vacina que por suspeita da doença e que falta vacina para quem realmente precisa dela.

E mais não fala, como se não tivesse nada a ver com o assunto. Como se não fosse responsável, juntamente com a Folha de Catanhêde, o Estadão, a Rede Globo, com suas notinhas servidas em conta-gotas, pelo clima de pânico que tomou conta da população.

Porque não foi de repente, sem motivo algum, que um belo dia milhões de brasileiros acordaram com a estranha idéia de se vacinarem contra a febre amarela. Alguém os levou a isso.

Você, meu arguto leitor, minha sagaz leitora, tem idéia de quem é responsável por tudo isso?

a. Lula
b. O ministro Temporão
c. A picadura do mosquito que picou a Cantanhêde
d. Nossa grande imprensa raivosa e golpista, ligada à direita universal e afinada com a Opus Dei

 

Leia também:

» Ato falho de Cristiana Lobo mostra que Globo já elegeu Serra

» Se é do governo, Jornal Nacional critica

» Direita racista boliviana não é solidária nem na tragédia

» Dois anos de governo Evo Morales. O que você nunca leu


imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Mello: eis um assunto ruim de comentar. Tudo que se diz da mídia é verdade, principalmente que ela forma uma oposição sistemática ao governo Lula. Mas gostaria de alertar para alguns fatos que envolvem o próprio comportamento dos Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde, especialmente Brasília: a) me pareceu que o MS foi pego de surpresa no caso das mortes de macacos no entorno de Bsb, inclusive naquele parque; b) não havia nenhuma evidência de transmissão urbana da febre amarela, mas fecharam o parque, abriram vacinação para quem não era preciso, dando a idéia que as autoridades de saúde não sabiam exatamente o risco do que enfrentavam, nem ao menos os números de infestação pelo mosquito urbano (Aedes) foi levado em consideração; c) já vivi isso como autoridade de saúde federal e quando isso ocorre (desde sempre nas nossas memórias até aquela da meningite menigocócica)a mídia vem prá cima, às autoridade cabe colocar o problema no devido lugar; d) a mídia continuou com o conta gotas e as autoridades abastecendo os postos de saúde, já ali era preciso o basta das autoridade e uma seleção ativa nos vacinados; e) as autoridades federais anunciaram que não iriam exportar parte da produção da vacina produzida pela FIOCRUZ, veja o significado que isso tem para o imaginário popular (falo isso mesmo reconhecendo que em epidemia a prudência é uma grande arma); f) o Ministro Temporão tem sólida formação em saúde pública, é oriundo de uma instituição que monitora problemas de saúde pública e sempre seria uma grande palavra para enquadrar as redações e as televisões, mas só usaram o ministro com quase uma semana depois do estrago na comunicação; g) o problema do Aedes Aegypti continua sendo prioridade, tanto pelo dengue, quanto pela febre amarela (por eles sempre se espera a reintrodução, mesmo localizada da doença urbana; h) o maior paradoxo de tudo isso é que ninguém, entre os que podem decidir, acredita mais na erradicação do mosquito ou na sua existência em níveis tão baixos que não permitam a transmissão da Dengue; j) o Aedes existe na Flórida mais lá não ocorre transmissão de nada.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com suas observações, Feitosa. De tanto apanhar, o governo está sempre na defensiva. Demorou a agir, foi reticente, e disso se aproveitou a mídia para levá-lo às cordas e o povo aos postos.
    Divido sua preocupação em relação ao Aedes Aegypti. Aqui no Rio está para acontecer uma grande epidemia de dengue, a qualquer instante.
    O mesmo em outros locais do país. Inclusive São Paulo.
    Um abraço,
    Antônio Mello

    ResponderExcluir
  3. Hudson Lacerda30.1.08

    Coitados dos macacos que estão sendo trucidados. Aliás, parece que nenhum dos macacos citados na imprensa estava com febre amarela, né?

    Por falar em Aedes aegypti e dengue, vocês estão acompanhando os casos de dengue/hepatite transgênica na Venezuela? Várias pessoas morreram/estão internadas, vitimadas, aparentemente por um vírus criado em laboratório.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.